Política

Parentes de Emanuel Pinheiro são investigados por fake news contra Janaína Riva

Notícias falsas sobre suposta cassação da deputada teriam sido compartilhadas com o intuito de difamá-la

2 minutos de leitura
Parentes de Emanuel Pinheiro são investigados por fake news contra Janaína Riva
Janaina Riva (Foto: JL Siqueira / ALMT)

A Polícia Civil de Mato Grosso vai investigar parentes do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), pela suposta propagação de fake news. O inquérito foi instaurado após pedido da deputada estadual Janaina Riva (MDB).

Segundo a assessoria da deputada, Janaina foi vítima de notícias falsas enviadas pelo WhatsApp que tratavam de um pedido de cassação de seu mandato.

Entre os acusados de envolvimento estão a prima do prefeito, Nelise Espósito Vaz Curvo, e o ex-servidor da Prefeitura de Cuiabá, William Sidney Araújo de Moraes.

Moraes, inclusive, já teria sido indiciado em um inquérito por comandar uma “fábrica” de fakenews sobre o governador Mauro Mendes e a primeira-dama, Virgínia Mendes.

Janaina Riva afirma que entre os crimes praticados contra ela podem estar, também, o de difamação majorada.

A fake news contra Janaina Riva

A assessoria da deputada afirma que a notícia falsa contra ela tem como base uma notícia antiga. Em 2018, o Ministério Público, de fato, acusou Janaina Riva pela prática de caixa 2 na campanha. A acusação, no entanto, foi arquivada e a parlamentar, absolvida.

Estas informações teriam sido “regatadas” pelos autores da fake news como novas e enviadas para sites de notícia de Cuiabá e região, que republicaram. Parte destes veículos da imprensa tirou as matérias do ar, quando informados sobre a fraude.

Os autores da difamação, todavia, passaram a compartilhar os links das notícias antigas.

Janaina Riva afirma que os ataques se intensificaram depois que ela passou a falar sobre os problemas enfrentados na Secretaria de Saúde de Cuiabá. A deputada foi uma das que defendeu publicamente a intervenção do governo do Estado no setor.

O que diz o prefeito Emanuel Pinheiro?

A reportagem do LIVRE entrou em contato com a assessoria do prefeito Emanuel Pinheiro, mas foi informada de que ele não deve comentar o assunto.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
1
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes