Branded Content

Para que o sonho não vire pesadelo: saiba como não perder dinheiro na hora de construir

Nada de se aventurar, planeje seus passos

6 minutos de leitura
Para que o sonho não vire pesadelo: saiba como não perder dinheiro na hora de construir

Adequar a casa ao novo modelo de trabalho remoto, empregado por algumas empresas durante a pandemia, e ainda oferecer mais conforto para a família são os motivos do aumento da venda de terrenos e materiais para construção em todo o Brasil, inclusive Cuiabá.

O especialista em mercado imobiliário e fundador da StyleBrokers Negócios Imobiliários, Alessandro Miranda, afirma que os terrenos de alto padrão tiveram a valorização de até 20%, principalmente na região dos Florais e Ribeirão do Lipa, onde está sendo construída uma série de comércios e estruturas logísticas de suporte aos empreendimentos.

Paralelo a isso, se vê o aumento crescente das vendas de produtos para materiais de construção. Segundo o Índice Cielo de Varejo Ampliado, apenas em julho, o aumento das vendas chegou a 33%.

Já a Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção (Anamaco) é ainda mais otimista, aponta que o acréscimo no faturamento durante a pandemia chegou a 40%.

Mas, este “boom” nas  vendas está impactando no sonho da família que quer construir uma casa. O preço dos materiais também ganharam um incremento por conta da procura e, para alguns produtos,  a oferta está escassa.

Por este motivo, é necessária a atenção redobrada para que a expectativa em se ter a casa dos sonhos não se transforme em um pesadelo.

“Muitos clientes compraram o terreno e depois nos questionaram: o que faço agora? Vimos que a maior parte não tinha experiência com este tipo de coisa e por isso resolvemos oferecer a eles uma consultoria gratuita para eles, além de formar uma lista de parceiros, que possuem no portfólio obras com excelência em qualidade”, argumenta Alessandro Miranda.

Reunindo a experiência desse serviço de consultoria, o especialista fez um diagnóstico das principais dificuldades de quem quer construir e elencou algumas dicas essenciais para quem tem interesse em iniciar do zero a edificação de um lar.

A escolha do terreno

Condomínios de alto padrão tiveram valorização de 20% durante a pandemia (Foto: Suellen Pessetto/ O Livre)

O mercado oferece vários tipos de terrenos e a escolha da área deve ter relação com o bolso do cliente, bem como segurança e comodidade. Miranda lembra que na região do Coxipó estão sendo abertos várias opções mais populares, enquanto na região do Florais e Ribeirão do Lipa, o forte são os imóveis de alto padrão.

Segurança na compra

O principal ponto abordado pelo especialista é o documental. Ele recomenda que a pessoa procure uma imobiliária ou profissional credenciado ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci).

Isso evitará problemas futuros como os vícios documentais. Um corretor habilitado saberá informar a exata situação do imóvel para que depois não haja dor de cabeça na hora de escriturar ou até mesmo descobrir, depois do negócio feito, que a área está em um processo de litígio na Justiça.

Tenha o projeto materializado

Sabe aquela coisa de ter o projeto na cabeça. Isto não funciona e sempre resulta em prejuízos e várias alterações no decorrer do processo. No caso das construções em condomínios de alto padrão, sem um projeto arquitetônico aprovado, o proprietário sequer é autorizado a iniciar a construção.

Miranda adverte que a escolha de um profissional adequado fará toda a diferença. Ele vai materializar a necessidade da família, além de contemplar todas as instalações elétrica e hidráulicas  ideais, podendo até estabelecer a expectativa de ampliação.

De olho no orçamento

Profissionais qualificados sabem como evitar o desperdício sem perder a qualidade(Foto: Suellen Pessetto/ O Livre)

Com o projeto em mão, é possível se fazer uma planilha de custos muito próxima dos gastos. Assim, não corre o risco das despesas saírem completamente do eixo e resultarem na paralisação da obra, o que significaria uma frustração.

Também facilita na busca por financiamentos. A consultoria oferecida pela StyleBrokers costuma contribuir neste processo por ter conhecimento das linhas disponíveis e parceria com algumas entidades financeiras.

Hoje, explica Miranda, se a pessoa tiver 20% do valor da obra, pode conseguir o financiamento para o resto e, assim, pagar aos poucos e até adiantar o projeto.

Como não ter dor de cabeça com a mão de obra?

Contratar uma construtora pode evitar problemas e dores de cabeça no futuro (Foto: Suellen Pessetto/ O Livre)

A resposta é simples: contratar uma construtora. É lógico que a empresa vai inserir no valor total da obra o serviço dela, porém irá lhe salvar de uma série de contratempos e atrasos, que podem render prejuízos.

Miranda argumenta que as empresas já possuem uma rede de prestadores de serviço habilitados. Assim, não corre o risco de um profissional abandonar a obra e caso ele faça isso, não é problema do contratante, no caso você.

Sem contar que possuem um grupo de especialistas que sabem cobrar a qualidade ideal e ainda identificar falhas que poderão lhe causar dano no futuro. Sem contar que a obra passa a ter garantia.

Outra vantagem é com relação as leis trabalhistas. A empresa que se responsabiliza por este quesito e quando acontece algum acidente com o funcionário, também está preparada e tem a obrigação de assumir as responsabilidades cabíveis.

“E tem o fato da pessoa estar diuturnamente na obra. Normalmente, quem vai construir precisa trabalhar e tem outras atividades. Nem sempre consegue fazer o trabalho de estar conferindo o passo a passo e muitos vício de obra passam batidos pela falta de expertise”, explica Miranda.

Concretizando o sonho

Agora, de posse dessas dicas, resta aos interessados se prepararem e começarem a realizar o sonho da casa singular, aquela que será feita exclusivamente para sua família.

 

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes