Cidades

Ouça mais

Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se. Tiago 1:19

3 minutos de leitura
Ouça mais
(Foto: reprodução)

No capítulo primeiro do livro de Tiago, no que tange à comunicação, existem três recomendações básicas para uma vida melhor, para que possamos carregar menos problemas.

Estar de prontidão para conversar não é para qualquer pessoa, mas o conselho bíblico requer de nós a disponibilidade para amar, para ajudar as pessoas, para trabalhar, para estudar, ou seja, a vontade de ajudar as pessoas.

Ao estarmos de prontidão, aceitamos o convite que Cristo fez para cada um de nós, qual seja, a prontidão em servir.

Devemos estar prontos para ouvir. Dizem que Deus nos concedeu duas orelhas e uma boca, cuja intenção é para que escutemos mais e falemos menos. Interessante esse raciocínio popular que não deixa de ter razão.

Precisamos ouvir mais a Deus, as pessoas, os próximos, os familiares, os amigos e os colegas de trabalho. É importante que você ouça e reflita no que ouviu. Faça disso um hábito.

Existem cursos de escutatória, para que o interessado aprenda a ouvir. Escutatória é a arte de aprender a ouvir mais e melhor.

O próximo passo não é de prontidão, mas sim de lentidão. Deus quer que você e eu sejamos tardios ao falar e tardios a nos irar.

Já diz o ditado popular: “o peixe morre pela boca”. Quanto mais falamos, mais temos a tendência de errar e sermos mal interpretados. Contudo, sabemos que não é possível viver em um mundo silencioso e sem a comunicação.

Já que não podemos ficar sem falar e dialogar, recomendo fazer um curso de comunicação e oratória, para aperfeiçoar a comunicação. Sabemos que a comunicação requer muito treino e aprendizado; precisa desejar desenvolver a comunicação.

E por último, mas não menos importante, devemos jamais nos irar, e caso não houver alternativa, a recomendação divina é para que posterguemos a ira. A ira, a raiva, o ressentimento, é o mesmo que tomar um veneno e querer que o outro morra. Não faz sentido, e o pior: o veneno ficará dentro de você, que logo poderá atrofiar e desestimular a sua vida.

A recomendação divina já está garantida para que sejamos melhores ao lidar com o ser humano. Que possamos atentar-nos a esta regra: “Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para nos irar”. Esteja pronto para ouvir, pensar, refletir antes de falar, e jamais se ire com o seu irmão ou com as circunstâncias da sua existência.

Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado”, “Liderança”, “Ansiedade”, “Mude sua vida em 50 dias Premium”, “Inteligência emocional” e “Manual do Concurseiro”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes