Tecnologia e Inovação

O que é o metaverso e a realidade aumentada e quais são as oportunidades?

5 minutos de leitura
O que é o metaverso e a realidade aumentada e quais são as oportunidades?
(Foto: UK Black Tech on Unsplash)

Os avanços tecnológicos estão praticamente dia após dia sendo atualizados e com novidades que podem mudar tudo que conhecemos em instantes. Isso torna a tarefa de manter-se com o conhecimento tecnológico em dia cada vez mais complicada.

Os saltos tecnológicos dados no início do século 21 são praticamente dinossauros com o que alcançamos em 2022. E isso em todas as áreas, desde saúde e educação até chegar na tecnologia dos jogos e internet, algo que realmente avança de forma assustadora.

Alguns destes exemplos são o metaverso e a realidade aumentada, dois avanços que ainda engatinham, mas que tem um potencial enorme para diversos campos e de criar, por exemplo, o futuro de games e entretenimento, que pode substituir a forma que jogamos e vivemos em nosso meio virtual.

Usando o exemplo dos jogos, já há no mercado cassinos que operam com realidade virtual, criando a experiência de entrar em um grande salão e sentar nas mesas sem precisar sair de casa ou ir para as grandes cidades dos jogos, como Las Vegas. A tecnologia ainda é limitada, mas um cassino online que se preze sempre está atento às novidades para pular antes na próxima tendência.

Mas você sabe a diferença entre metaverso e realidade virtual e as oportunidades que se apresentam? Abaixo vamos falar mais sobre.

O que é o metaverso?

Metaverso é uma palavra que vem sendo usada diariamente e que estampa capas de revistas e diversos tópicos na internet, mas o que significa esta palavra que mais parece vinda de um filme de ficção científica ou da Marvel?

Com o termo sendo empregado pela primeira vez em 1992 no livro Snow Crash do escritor norte-americano Neal Stephenson, onde os personagens, inseridos em uma distopia, acessavam uma realidade alternativa pelo uso de óculos especiais que serviam de porta de entrada para este mundo paralelo.

Desde os anos 90 alguns jogos já vinham utilizando tecnologias similares, mas sem as grandes propostas de alta fidelidade de detalhes do mundo real de hoje em dia em jogos como The Sims e Habbo, por exemplo.

A partir daí este termo foi popularizado e passado a ser visto com olhos não tão distópicos por grandes empresas e empresários do ramo tecnológico, como Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, que criou em 2021 a empresa Meta baseado neste conceito, expandindo ainda mais a curiosidade e o interesse das pessoas por este mundo.

No mundo real, o Metaverso nada mais é do que uma rede de mundos virtuais conectados entre si, que tem como propósito imitar a vida real e transpor as barreiras entre o nosso mundo e o mundo virtual. Em outras palavras, você pode ter uma vida virtual completamente independente da sua vida real, com um avatar digital com as suas características que pode passear, conversar e até consumir dentro deste mundo. E é justamente neste ponto que as grandes empresas estão interessadas.

O que é a realidade aumentada e como se relaciona com o metaverso?

A realidade aumentada é uma tecnologia que permite ao usuário sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade. Basicamente é como se usássemos de artifícios tecnológicos para ver imagens, vídeos e textos por exemplo sem que eles estejam realmente à nossa frente.

Esta tecnologia já vem sendo empregada a alguns anos e foi muito popularizada com a febre do jogo Pokemon Go, que permite usar a câmera do seu celular para enxergar no mundo real os monstrinhos pokemons em diversos lugares do seu cotidiano e interagir com eles.

Sua relação com o Metaverso então fica bem óbvia, uma vez que o uso de uma tecnologia que permite ver algo que não existe no plano real só pode complementar um plano virtual criado para ser uma extensão do nosso, certo? E é aí que voltamos ao visionário Neal Stephenson, pois para utilizar o metaverso você precisa de…óculos de realidade aumentada, claro!

Ou seja, o Metaverso é o plano virtual e a realidade aumentada é a sensação de imersão que faz com que tudo se apresente de forma mais “realista”. Agora que compreendemos a relação das duas tecnologias, vamos entender como as empresas entraram neste mundo e o que pode ser lucrativo.

Onde entram as empresas de jogos e cassinos online no metaverso

Junto com a popularização do metaverso aliado à realidade aumentada, diversas empresas e marcas viram no novo mundo uma oportunidade de negócios, como anúncio e até a comercialização de itens para o seu personagem virtual. Empresas como Nike, Ralph Lauren, Vans e até a marca de perfumes O Boticário tem lojas em diversos mundos virtuais como o do jogo Roblox, para que você consiga comprar com criptomoedas o outfit do seu avatar virtual.

Porém, não é só no mundo da moda que as empresas vêm apostando, empresas de cassinos online vem utilizando a tecnologia que promete transformar diversas plataformas de jogos com o tempo e a popularização da realidade aumentada.

Com a tecnologia já é possível, por exemplo, simular um ambiente de cassino como se você estivesse em uma casa real de apostas, com toda a ambientação de sons, mesas e caça-níqueis em 3-D que simulam como se você estivesse operando a máquina em tempo real, tudo isso com o uso de óculos de realidade aumentada e um fone de ouvido.

As plataformas de jogos de cassino online ainda veem a realidade virtual como uma tecnologia que vai levar tempo para ser estabelecida de forma mais realista, tendo os poucos jogos e espaços para isso em seu estágio embrionário. A ideia é desenvolver cada vez mais os detalhes mais ínfimos e tornar o ambiente virtual o mais realista possível, dando a certeza de que esta é uma tecnologia que veio para ficar e que só vai gerar bons frutos aos apostadores.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes