Museu de Arte Sacra reabre as portas e convoca fotógrafos para exposição coletiva

“Festas Religiosas de Cuiabá” é tema que norteia a primeira mostra temporária, em março

Foto: Amaury Santos

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso está de volta com sua primeira exposição temporária. “Festas Religiosas de Cuiabá” abre as portas no dia 21 de março e segue em cartaz até dia 26 de maio. E você pode ter sua foto selecionada para compor a mostra: até dia 29 de janeiro, cada fotógrafo interessado em participar pode enviar até 20 fotos que sigam a temática para o e-mail [email protected]

Podem participar fotógrafos profissionais ou amadores, que residam ou não em Mato Grosso. Os registros documentais de momentos festivos, pessoas, arquitetura e/ou ritos devem envolver as igrejas e comunidades São Gonçalo, São Benedito, Santo Antônio, Divino Espírito Santo, São João, São Pedro, N. Sra. Aparecida, São Cristóvão, N. Sra. do Bom Despacho e Bom Jesus de Cuiabá.

As fotos deverão ser enviadas em formato JPG com 1920 pixels no lado maior e tamanho do arquivo com no mínimo 2MB, com descrições individuais constando: Nome artístico do fotógrafo; Título da foto; Ano; Local do registro.

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso será responsável pela curadoria, expografia, reprodução das fotos e material gráfico de divulgação. Ao se inscrever o candidato declara plena autoria das fotografias, inexistência de plágio, bem como autorização de terceiros, responsabilizando-se inclusive por eventuais reivindicações quanto ao uso não autorizado.

Lavagem das escadarias de São Benedito (Foto: José Medeiros)

Reinauguração

Após dois anos de portas fechadas, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso volta à ativa no próximo dia 7 de fevereiro com sua exposição permanente, aberta ao público de quarta-feira a domingo, sempre das 9h às 17h, com entrada franca.

A coordenadora do MASMT e diretora da Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso (Ação Cultural) – que assina, em conjunto com Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer a gestão compartilhada do Museu, Viviene Lozi ressalta a importância da mostra “Festas Religiosas de Cuiabá” para a retomada das atividades culturais educativas no equipamento.

“O Museu de portas abertas novamente é uma conquista da sociedade e da instituição que sempre insistiu no segmento do patrimônio, com o intuito de valorizar e preservar a nossa história. O tema dessa exposição já é uma clara homenagem aos 300 anos de Cuiabá, procurando envolver o maior número de participantes. Não tem como falar da história de Cuiabá sem passar pela memória e história da fé, festividade e religiosidade dessa terra abençoada”, adianta.

Segundo o novo Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, o atual deputado estadual Allan Kardec, a reabertura dos museus é uma prioridade da nova gestão da Secretaria. Paulo Traven, que responde este mês como Secretário de Estado de Cultura, elogiou a iniciativa de caráter coletivo: “É muito importante para o artista expor seu trabalho em um museu, como portfólio, isso agrega valor à carreira da pessoa”, arrematou Traven.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.