Brasil

Ministério da Saúde: 135 mil convivem com HIV no país e não sabem

Governo diz que número de casos aumentou, mas as mortes diminuíram

2 minutos de leitura
Ministério da Saúde: 135 mil convivem com HIV no país e não sabem

Às vésperas do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado no domingo (1), o Ministério da Saúde faz um alerta: 135 mil pessoas no Brasil convivem com o vírus HIV e não sabem.

De acordo com os dados apresentados nessa sexta-feira (29), das 900 mil pessoas com HIV, 766 mil foram diagnosticadas.

O balanço aponta ainda que o número de contaminados continua subindo no país: há um ano, eram 866 mil pessoas. Somente no ano passado, foram notificados 43,9 mil novos casos.

Enquanto o número de casos aumenta, a mortandade causada pela doença diminui e segundo o Ministro de Saúde, Luiz Herinque Mandetta, é um reflexo do acesso universal ao tratamento oferecido pelos Sistema Único de Saúde (SUS).

Foram evitados quase 12 mil registros de Aids entre 2014 e 2018 e houve queda de mortalidade em 22,8% no período de 4 anos.

Campanha

A nova campanha do ministério é direcionada à população jovem, onde a contaminação está crescendo. O foco é reforçar a importância da prevenção, testagem e tratamento.

“Se a dúvida acaba, a vida continua. Precisamos incentivar o diagnóstico precoce para salvar vidas. O maior problema ainda é o medo. É importante esse incentivo para fazer o teste. Temos que atingir metas internacionais, como algumas cidades já estão fazendo. E o Brasil, da forma como está indo, ainda precisa testar 90% da população”, disse o diretor do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids, Gerson Pereira.

Até o fim do ano, o governo estima que serão distribuídos 462 milhões de preservativos, que segundo o ministério é a forma mais eficaz de prevenção.

HIV e Aids têm diferença. A primeira situação é quando a pessoa é portadora do vírus. Na segunda, o infectado já desenvolveu a doença.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes