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Menos crédito e mais emprego: pesquisa mostra que consumo das famílias está estável em Cuiabá

Depois de cinco meses de queda, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias fecha o mês com resultado idêntico ao mês anterior

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Menos crédito e mais emprego: pesquisa mostra que consumo das famílias está estável em Cuiabá
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Não há como se ter certeza que dias melhores estão por vir. Contudo, os consumidores de Cuiabá estão animados com as oportunidades profissionais que apareceram ou se solidificaram após a virada do ano. Pelo menos é o que mostra o Índice de Intenção de Consumo das Famílias na Capital mato-grossense.

Conforme os dados da pesquisa, realizada pela Fecomércio Mato Grosso, houve uma estabilidade no índice que estava em queda há cinco meses. Em fevereiro, ele é de 76,9 pontos. A mesma quantidade calculada no mês anterior.

Pode ser que uma estabilização não seja o mesmo que um avanço para o comércio de bens e serviços. Porém, interrompe a trajetória de queda. De acordo com os subíndices da pesquisa, que verificam a percepção das pessoas sobre o consumo, a vida econômica das famílias está de se esperançar.

Apesar de fatores como o Acesso ao Crédito (-2,3%), Nível de Consumo Atual (-10,3%) e Perspectiva de Consumo (-9,7%) não serem positivos em relação à perspectiva de consumo.

Houve o crescimento de categorias mais concretas no orçamento doméstico como Emprego Atual (2,9%), Perspectiva Profissional (0,9%), Renda Atual (3,2%) e Momento para Duráveis (8,1%), que resultaram na contenção da queda do índice principal.

Para o presidente em exercício da Fecomércio-MT, Marco Pessoz as boas condições que Mato Grosso vive levaram a uma possível recuperação de cenário.“A perspectiva favorável ao mercado de trabalho faz com que os impactos negativos atinjam em menor medida a economia na capital e, consequentemente, nos demais municípios”, afirmou.

Os dados – A pesquisa foi realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT).

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