Negócios

Mato Grosso tem o menor nível de desemprego em 10 anos

Mercado de trabalho chegou ao segundo semestre aquecido pela maior contratação entre janeiro e junho

1 minuto de leitura
Mato Grosso tem o menor nível de desemprego em 10 anos
(Foto: Reprodução/Exame)

Mato Grosso atingiu neste semestre o menor nível de desemprego em 10 anos. Conforme a Pesquisa de Amostra de Domicílios (Pnad), 3% da população em idade de trabalho estava desempregada no começo deste semestre.

Foi a primeira vez que o mercado de trabalho alcançou a marca, desde 2012, se levado em conta os dados da Pnad do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dez anos atrás o nível de desemprego estava em 6,6%. O encolhimento mais forte do mercado de trabalho ocorreu em 2020, quando, por 3 meses seguidos, o nível de desempregos ficou acima de 10%.

O nível baixo de desemprego foi impulsionado pelo crescimento do mercado de trabalho no primeiro semestre de 2023. A Pnad mostra que a quantidade de contratações em Mato Grosso cresceu 4,8% de janeiro a junho, na comparação com 2022.

Foi o maior crescimento no país. A evolução fez o nível de desempregados cair de 4,5% no primeiro semestre para os atuais 3%. Mato Grosso só fica atrás de Rondônia, onde a margem de desemprego está em 2,4%.

No primeiro semestre foram abertas mais de 40 mil novas vagas de emprego no estado, a maior parte na construção civil.

O governo diz que o mercado foi impulsionado pela redução da carga tributária nos últimos anos. Mais de 140 impostos e taxas foram cortados.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
2
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes