Cidades

Mato-grossenses competem por vaga em mundial de Educação Profissional

2 minutos de leitura
Mato-grossenses competem por vaga em mundial de Educação Profissional
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Estudantes do Senai Mato Grosso estão em Lençóis Paulista na primeira fase da Olimpíada do Conhecimento – maior competição de Educação Profissional das américas. Eles enfrentam as equipes do Rio Grande do Sul e de São Paulo na ocupação de Jardinagem e Paisagismo. Os competidores com o melhor resultado receberão medalhas de ouro, prata e bronze e poderão representar o Brasil no mundial de Educação Profissional – Worldskills 2019 – em Kazan, na Rússia.

Os representantes do estado são os técnicos de design de móveis Elcio José Ribeiro e de Edificações Luan Henrique Devaux Campos. As provas, que são divididas em quatro módulos, seguem até sexta-feira (08). No primeiro dia das seletivas eles aplainaram o solo, plantaram folhagens, fizeram uma parede de pedra e a entrada de pedriscos para o jardim.

De acordo com o professor e avaliador líder da ocupação, Fábio Silva, a competição tem lançado novos desafios a cada ano. Desta vez, os avaliadores não foram informados dos detalhes da prova, ou seja, os estudantes têm autonomia total para criar e se organizar da forma que preferirem, sem auxílio dos professores. “Os avaliadores sempre podiam ajudar, ou dar sugestões, agora só tomamos conhecimento da prova ao fim do dia. Os estudantes precisam tomar as decisões por conta própria. Todos estão preparados tecnicamente, o que pesa, nesse caso, é o controle emocional diante do elemento surpresa”, afirma.

Esta é a primeira fase das provas, que vão ocorrer em 35 cidades de todos os estados e do DF, em que os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia do trabalho das profissões que escolheram, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. A competição tem o mesmo formato do torneio mundial, inclusive o número de horas e materiais que serão exigidas em cada desafio na Rússia.

A Seletiva Brasileira da WorldSkills Kazan vai ocorrer nos 26 estados e no Distrito Federal, até 14 de setembro, com organização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Participam das provas 342 competidores de todos os estados, que vão disputar vagas em 45 ocupações.

Olimpíada do Conhecimento

Promovida pelo SENAI e pelo Serviço Social da Indústria (SESI), a Olimpíada do Conhecimento é uma forma de estimular o interesse dos jovens pela educação profissional e apontar as tendências no mundo do trabalho. Nesta edição, o evento busca conscientizar os brasileiros da importância da formação dos profissionais responsáveis pela sociedade do futuro. A WorldSkills, competição internacional que ocorre a cada dois anos em um país diferente, também busca valorizar as profissões técnicas em escala global.

 

Com Assessoria

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes