Variedades

Máquinas de plantio: entenda melhor sobre suas funcionalidades e modelos

3 minutos de leitura
Máquinas de plantio: entenda melhor sobre suas funcionalidades e modelos
Imagem: Agrofy

O surgimento das máquinas agrícolas se deu por causa da alta demanda do mercado aliado à necessidade de uma padronização dos processos para a melhora da qualidade da safra. O principal motivo para que os produtores agrícolas escolham usar esse tipo de equipamento é que eles ajudam muito na agilidade dos processos, assim como também no aumento de produtividade.

 

Existem diferentes tipos e modelos de máquinas usadas na agricultura. Isso porque cada uma delas é específica e deve ser usada em uma parte diferente do processo, desde a preparação do solo até a colheita. Se você está em busca de entender melhor sobre esse segmento e sobre as diferenças de uma máquina para a outra em cada fase da produção, então leia o artigo até o final.

Imagem: Agrofy

Tipos de máquinas agrícolas

Veja a seguir alguns dos tipos de máquinas usadas durante o processo de plantio da safra e entenda melhor a funcionalidade de cada uma delas.

 

Trator

A primeira delas, e também uma das mais conhecidas, é o trator. Ele, basicamente, é responsável por realizar a preparação do solo, esse processo inclui a correção tanto química como física, para que o desenvolvimento das sementes que serão cultivadas se dê da melhor forma possível.

 

Nesse tipo de veículo é possível acoplar alguns acessórios que colaboram para a otimização e melhora do desempenho e dos resultados que esse tipo de máquina pode oferecer, como, por exemplo, os discos de arado, que ajudam na descompactação do solo.

 

Semeadoras

A semeadeira pode também ser considerada como um tipo de acessório que pode também ser acoplado aos tratores traçados. A principal funcionalidade deste equipamento é abrir sulcos na terra, fazer a distribuição das sementes de maneira correta e na quantidade certa e, por fim, cobrir as sementes plantadas compactando o solo que foi semeado.

 

Esse processo se dá através de diferentes fatores, porém, o principal deles é a pressão exercida a partir da inflação dos pneus da própria máquina.

 

Plantadora

Existem diferentes tipos de plantadoras, a mais conhecida e usada é a plantadeira múltipla. Esse tipo de equipamento tem como função principal realizar o plantio direto das mudas e das sementes que possuem um maior porte, como, por exemplo, os tubérculos. Essa pode ser considerada uma função bem similar à da semeadora.

 

Pulverizadores

Em se tratando de pulverizadores, eles são a parte principal do processo de aplicação dos defensivos e dos fertilizantes. Esse é um processo muito importante que garante tanto a qualidade quanto o controle das doenças e das pragas. Dentro desse segmento existem diferentes tipos de modelos, como os tracionados, que podem fazer a aplicação de forma que ele consegue passar por cima das plantas, o que é uma forma mais rápida e eficaz de aplicar os produtos necessários.

 

Também existem outros dois tipos de modelos, os manuais e os elétricos. Ambos são mais usados para as terras que são consideradas menores e que contém pequenas culturas e poucas áreas cultivadas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes