Maior consumidor do mundo: China autoriza compra de melão brasileiro

O país consume metade da produção mundial dessa fruta

(Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil)

O órgão sanitário responsável pela análise de produtos de origem vegetal e animal na China publicou comunicado nesta quarta-feira (22) que autoriza a importação de melão do Brasil. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A China é o maior mercado consumidor de melões no mundo, com consumo de metade da produção mundial, o equivalente a 17 milhões de toneladas em 2017. Segundo projeções do Mapa, se o Brasil conquistar 1% do mercado chinês, o volume de exportações da fruta deverá dobrar.

O acordo para viabilizar a exportação de melão foi feito em novembro e tem caráter simbólico, segundo o ministério, “por se tratar do primeiro entendimento sobre frutas com o país asiático”. O governo brasileiro ainda não foi notificado oficialmente, e a China irá publicar a lista de fazendas que podem comercializar o melões no mercado chinês.

Técnicos da órgão sanitário chinês inspecionaram fazendas produtoras de melão no Rio Grande do Norte e no Ceará, entre os dias 12 e 17 deste mês. Os estados são os maiores produtores de melão, e o objetivo foi verificar se as plantações estão em áreas livres da mosca-da-fruta, uma praga que atinge esse tipo de plantação.

Em 2018, o Brasil exportou cerca de 200 mil toneladas de melão para Estados Unidos, Chile, Argentina, Uruguai, Rússia e União Europeia. A safra brasileira coincide com a entressafra na China.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSecretários de segurança pública pedem ministério exclusivo para área
Próximo artigoDecisão de Fux suspende mais três pontos do pacote anticrime

O LIVRE ADS