Colunas

Livro ‘Vida de Geólogo: Navegando em Ondas de Probabilidade Infinita’, de Massimo Melli

Uma história fascinante que se desenrolou, às vezes em terra firme ou às vezes em alto mar, onde a busca pelo petróleo se alternava pela busca de Deus

4 minutos de leitura
Livro ‘Vida de Geólogo: Navegando em Ondas de Probabilidade Infinita’, de Massimo Melli
(Foto: Nuno Obey / Pexels)

Escrevo este artigo com o intuito de divulgar e fazer algumas considerações acerca do livro intitulado “Vida de Geólogo: Navegando em Ondas de Probabilidade Infinita“, do italiano Massimo Melli, que será lançado no próximo dia 15 em Cuiabá. A princípio, é possível considerar estranha essa conexão entre um país europeu, banhado pelo Mar Mediterrâneo, e Cuiabá, banhada unicamente pelo Sol… em outras palavras: Por que diabos o livro de um italiano está sendo lançado logo em Cuiabá?

A ponte entre essas duas terras é o filósofo da matemática Walter Gomide, que, como pode ser verificado em suas publicações, está acostumado a ultrapassar não só as fronteiras físicas, mas também as do pensamento.

Walter Gomide é professor de filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso e tem se dedicado principalmente nas áreas da matemática, da lógica e da música. Não presumam que, do mesmo modo que um professor universitário comum, ele pensa essas diferentes áreas isoladamente. Pelo contrário, o seu pensamento as unifica a tal ponto que uma fórmula matemática se transmuta metafisicamente em música, e vice-versa.

Ele escapa daqueles professores elementares que são apenas especialistas em um determinado assunto ou autor. Com a sede de compreender a mente de Deus – vide o seu trabalho de doutorado O Infinito Contado por Deus –, Walter Gomide tem pesquisado e divulgado os números transreais, que foram criados pelo inglês James Anderson.

Cientista da computação notável, James Anderson criou os números transreais objetivando a aplicação deles apenas em seu domínio técnico, todavia, com a chegada do professor Walter Gomide, os números transreais ganharam um corpo filosófico robusto que permitiu a participação deles em diversas esferas de conhecimento. De início, eles não foram levados a sério pelo âmbito acadêmico, o que fez Walter Gomide desbravar no site ‘Academia.edu’, e foi através dele que um cristão de Cuiabá iniciou o seu contato com um judeu da Sicília, o geólogo Massimo Melli.

Em pouco tempo de diálogo, Melli convidou o professor Gomide a ir para a Sicília com o propósito de escreverem juntos um livro. E assim, com a convivência sincera, Walter Gomide teve o interesse em traduzir as confissões de Massimo Melli para o português e publicá-las por aqui.

Não falarei mais a respeito da relação entre o professor e o geólogo e muito menos sobre a teoria que ambos se debruçaram a escrever, tudo isso está muito bem escrito na introdução do livro. Entretanto, gostaria de explanar no que se refere ao livro em si, isto é, à vida de Massimo Melli.

Do princípio ao fim narrativo, a vida deste homem foi um mar revolto: intensa e cheia de infinito. Sua primeira memória vívida como infante é da bomba explodindo sua casa, a Pensione Primavera, que ficava na linda cidade de Rimini. Da mesma forma que da orla marítima de Rimini veio a bomba, do raso Mar do Norte veio o óleo escuro que mudara sua vida… Melli foi um dos responsáveis por encontrar pela primeira vez petróleo na Noruega. Além da Itália e da Noruega, Massimo Melli passou pela Líbia, Inglaterra, Nigéria, Estados Unidos da América, Cingapura, Guiné Equatorial, sempre exercendo o seu ofício de geólogo em busca do petróleo, mas, nos vagos momentos que tinha, se dedicou ao estudo dos livros sagrados: a bíblia e o alcorão. Em suma, quando não estava teorizando uma nova maneira de encontrar petróleo, buscava adentrar na mente de Deus.

Sem querer dar muito spoiler do livro, o que você encontrará é uma história fascinante que se desenrolou em diversas regiões deste mundo, às vezes em terra firme ou às vezes em alto mar, onde a busca pelo petróleo se alternava pela busca de Deus. Ademais, Melli faz explicações admiráveis de suas descobertas e como suas teorias como geólogo aconteceram, colocando-o como uma figura de respeito no campo da geologia do petróleo. As peripécias também não poderiam faltar: espiões, mafiosos, ambientalistas e alguns escorregões da vida integram toda a história. De fato, o mote de Melli faz todo sentido em sua narrativa: “uma probabilidade diferente de zero sempre pode ocorrer”.

O lançamento do livro será no próximo dia 15, a partir das 17h30, no sebo Raro Ruído, que está localizado na Av. Edgar Vieira, nº 278, bairro Boa Esperança.

André Luiz Chitto de Oliveira, professor de artes e filosofia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes