Crônicas Policiais

Invasores do grilo “Lula Brasil” realizam protesto e queimam pneus em Cuiabá

Os grileiros afirmam que a motivação da manifestação é que policiais teriam quebrado o encanamento de um poço artesiano que eles fizeram

2 minutos de leitura
Invasores do grilo “Lula Brasil” realizam protesto e queimam pneus em Cuiabá
(Foto: reprodução / O Livre)

Invasores do grilo Lula Brasil, localizado no Contorno Leste, na região do Coxipó da Ponte, em Cuiabá, estão queimando pneus e fechando ruas desde o início da manhã de hoje (14), em protesto a uma suposta ação da Polícia Militar.

Os grileiros afirmam que uma viatura teria ido até a comunidade e quebrado encanamentos de um poço artesiano que os moradores teriam pagado para ser feito nas terras invadidas.

Já a Polícia Militar afirma que equipes estavam no local para dar apoio ao cumprimento de uma decisão judicial que determinou o fechamento destes poços artesianos.

Mas a ação acabou motivando o protesto dos moradores, que ficaram revoltados por terem “a água deles destruída”, citou uma fonte ao LIVRE.

Dezenas de policiais militares estão no local, inclusive de unidades especializadas, como o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Helicópteros do Ciopaer também estão participando da ação de contenção de multidão, jogando bombas de efeito moral, para tentar dissipar o agrupamento.

Enquanto isso, os moradores queimam pneus sob gritos de “juntos somos mais fortes”.

A assessoria da Polícia Militar afirma que houve enfrentamento aos policiais e interdição da via nos dois sentidos, com barreiras e queima de pneus e outros objetos. E, por isso, foi necessário o “uso de força moderada e conduzir 3 pessoas à delegacia”, diz trecho da nota.

Em vídeos que circulam nas redes sociais, inclusive em lives feitas por moradores que estão na manifestação, ao vivo, é possível ver que a fumaça da queima dos pneus já alcançou grande altura, chegando a tampar a visão dos policiais.

Há vídeos também em que é possível ouvir o barulho de tiros, possivelmente munição anti motim, visto que, em outro vídeo (veja todos abaixo), um homem aparece ferido e a lesão aparenta ter sido causada por bala de borracha.

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado, conteve o fogo nas barreiras e liberou a via. A Polícia Militar permanece no local monitorando a situação.

Em nota, a PMMT afirmou que denúncias de possíveis abusos serão investigadas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
1
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes