Negócios

Idas ao mercado aumentam e brasileiros passam a preferir o comércio do bairro

E se o consumidor quer comprar online, boa parte desses mercadinhos também se adaptou para atendê-los

1 minuto de leitura
Idas ao mercado aumentam e brasileiros passam a preferir o comércio do bairro
Imagem Ilustrativa (Foto: Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre)

O brasileiro tem ido mais vezes ao mercado, mas isso não significa que tem comprado mais. Na verdade, a quantidade de itens adquiridos em cada visita reduziu 1,7%. E essas compras mais “fracionadas” têm sido feitas, cada vez mais, em estabelecimentos localizados no bairro de residência dessas pessoas.

A constatação é de um estudo da consultoria Kantar, publicado em reportagem do site InfoMoney.

De acordo com o levantamento, 60% dos entrevistados disse que passou a fazer isso para evitar as aglomerações e os grandes deslocamentos.

LEIA TAMBÉM

Compras online

E se os consumidores se acostumaram às compras online por conta da pandemia, os mercadinhos de bairro também se adaptaram a essa nova realidade.

Uma sondagem do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo (Sincovaga) apontou que 70% dessas pequenas empresas fazem vendas por meio de aplicativos. E 73% delas não tinham esse tipo de atendimento antes da pandemia. 

Com a digitalização do serviço, 46% desses empresários registram aumento nas vendas desde a chegada do novo coronavírus no país.

O levantamento do Sincovaga foi reduzido a 100 varejistas de pequeno porte que atuam na Capital paulista. Mas, segundo reportagem do Estadão, dados semelhantes foram notados pela consultoria Nielsen, que que visita mensalmente mais de 1 milhão de especificações do varejo em todo o país.

Os dados encontrados apontam que os mercadinhos tiveram um crescimento nas vendas de 21% em valor e de 9,4% em volume no primeiro trimestre deste ano, quando comparado ao mesmo período do ano passado. 

Os pequenos só não superaram os “atacarejos”, que tiveram um crescimento de 23%. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes