Home office? Temos 7 dicas de como se comportar em uma reunião online

Elas se tornaram rotina e muitas gafes virarm meme na internet. Saiba como não ser protagonista de um deles

(Foto: Vlada Karpovich / Pexels)

De acordo com dados apresentados pela CNN Brasil, desde o início da pandemia da covid-19, o número de usuários nos sites que oferecem o recurso de reuniões online aumentou 500%. Mas, como toda relação, algumas regras precisam ser respeitadas mesmo em ambientes online.

Saber se comportar em uma videoconferência, portanto, se tornou fundamental para um bom desempenho no trabalho. Por isso, separamos 7 dicas para você se sair bem.

1. Teste equipamentos e aplicativos

Esse item não é propriamente uma dica de como se comportar em uma videoconferência online, mas é tão importante quanto porquê disso vai depender o restante, já que sem saber usar equipamentos e apps não tem como se dar bem na reunião.

Testar os equipamentos de áudio e vídeo é fundamental para que tudo ocorra de forma tranquila, sem interrupções por falta de um desses dois recursos.

E caso a tecnologia falhe em algum momento, não se desespere. Peça um momento e ajuste todos os recursos para retomar a reunião apartir da pausada.

Da mesma forma, conhecer os recursos do aplicativo de conferência online que vai usar é essencial. Por exemplo, veja como vai receber o link do convite, como se liga a câmera, áudio, gravação etc. Em resumo, entre antes no site e tire suas dúvidas para não cometer gafe.

2. Tenha atenção total na videoconferência

Assim como em reuniões presenciais, a atenção durante uma videoconferência deve ser total para o que está sendo falado.

Mantenha o celular longe, esteja em um local tranquilo e sem ruídos, organize-se para não ser incomodado durante a reunião e não fique navegando em outros sites.

3. Atenção ao cenário

As bibliotecas e paredes decoradas das casas se tornaram famosas com as reuniões virtuais. E esse é um detalhe que merece destaque.

Atente-se ao cenário, deixe tudo organizado e tire as bagunças. Faça com que o que seja mostrado aos outros não invada sua intimidade.

4. Busque um lugar tranquilo

Ninguém estava preparado para, de um dia para o outro, transformar a casa em escritório. Mas é preciso fazer alguns ajustes quando a modalidade de trabalho é o home office. Por isso, buscar um local tranquilo e silencioso ajuda no aproveitamento da videoconferência.

Afinal, mesmo com o uso de fones, o barulho externo pode ser ouvido por quem está do outro lado. Tente se acomodar em um cômodo mais silencioso e longe da rua, caso more em local movimentado.

Para quem tem crianças em casa, a dica é oferecer vídeos e filmes enquanto está na videoconferência, para mantê-las distraídas e poder se dedicar à reunião.

5. Arrume-se

Trabalhar em casa proporciona um ponto positivo: usar roupas e sapatos confortáveis. No entanto, durante uma videoconferência é importante estar arrumado e vestido de maneira adequada.

Arrume o cabelo e, para as mulheres, uma maquiagem básica é o suficiente. E, o mais importante: se atente a roupa. Em uma videoconferência apenas a parte de cima do corpo fica em destaque. Use roupas limpas, passadas e evite peças cavadas ou decotadas.

Vista-se como se estivesse em uma reunião presencial.

6. Evite usar o computador

O barulho de digitação, quando o microfone está ativado, pode incomodar quem está do outro lado. Portanto, evite usar o computador durante a videoconferência. Caso precise anotar pontos importantes, use um bloco de notas ou até mesmo o celular.

7. Esteja por dentro do assunto

Reuniões têm pautas definidas, portanto é importante que você esteja por dentro do assunto e saiba sobre o que está sendo falado. Mais importante do que estar arrumado é estar interessado no que está acontecendo, afinal, as pessoas envolvidas naquele momento se dedicaram para ele e merecem atenção e interesse.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorFrio pode contribuir para ocorrência de infarto, dizem especialistas
Próximo artigoPrevisão do tempo: semana terá frio em Cuiabá e neve no Sul do Brasil