Carregando...
CidadesDestaquesEspecialMato GrossoSeleção dos EditoresTurismo

30 dias de fogo: incêndio no Pantanal já queimou 380 mil hectares de vegetação

Foto de André Souza
André Souza

Há um mês o Pantanal em Mato Grosso está sendo consumido pelas chamas. Um cenário que antes mesmo de completar “aniversário” já era considerado o pior em 22 anos. Até agora, 380 mil hectares já foram atingidos pelo fogo. O equivalente a todo o território de Cuiabá e um pedaço de Várzea Grande (região metropolitana).

Com aproximadamente 3,3 mil quilômetros quadrados, a Capital ocupa uma área de 329 mil hectares.

Fatores como a seca acentuada, a baixa umidade do ar e os ventos fortes colaboraram para esse diagnóstico. Segundo o Corpo de Bombeiros, não há um único foco de incêndio na região. São centenas.

Do total de área por onde o fogo já passou, 47 mil hectares estão dentro da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN Sesc Pantanal). Uma região que representa 12,3% do espaço atingido pelas chamas.

Os outros 87,7% são a somatória de áreas como a Aldeia Indígena Perigara e a Transpantaneira.

As fazendas São Francisco, São José, Tutu, Cambará, Santa Tereza, Santa Elvira, Paraíso e Beleza também estão entre as atingidas.

Em uma das áreas, o fogo já avançou 100 km desde o ponto em que teve início.

Mas há histórias de sucesso no meio de tanta destruição. A casa de um pantaneiro que vive há 79 anos na região foi preservada durante ação dos bombeiros.

Ação humana

Dados do Ibama/Prevfogo indicam que 98% dos incêndios têm origem em ações humanas, sejam acidentais ou criminosas.

Após sobrevoo na área atingida acompanhado do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que uma tecnologia vai indicar o início dos focos de incêndio no Pantanal e medidas punitivas devem ser aplicadas. 

LEIA TAMBÉM

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Politec de Mato Grosso é a única do Brasil a quantificar lidocaína com nota máxima em exame

Desempenho em ensaio de proficiência comprova a exatidão e o rigor científico dos laudos periciais emitidos no estado
ICMS
Economia

Motor do Brasil! Mato Grosso já abriu mais de 37 mil empresas em 2026

Cuiabá concentra mais de 8,5 mil novos negócios no primeiro trimestre
Economia

Jovem de 23 anos aposta no café para diversificar renda da agricultura familiar em MT

Com suporte técnico da Empaer, morador de Bom Jesus do Araguaia inicia cultivo irrigado no sítio Recanto Feliz
Esportes

Jogador cuiabano pode representar o Brasil na Copa do Mundo

Igor Jesus aparece entre os cotados para a lista final do Brasil divulgada nesta segunda-feira