Principal

Governo investiga incentivo dado à Itaipava em Mato Grosso

2 minutos de leitura
Governo investiga incentivo dado à Itaipava em Mato Grosso

Divulgação

Cervejaria Petrópolis em Rondonópolis

Cervejaria fabrica as marcas Itaipava e Crystal em unidade de Rondonópolis

O Governo do Estado investiga incentivos fiscais dados à Cervejaria Petrópolis, fabricante das cervejas Itaipava e Crystal. A investigação está a cargo da Delegacia Fazendária (Defaz) e do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), que inclui membros do Ministério Público Estadual (MPE). As informações são do jornal Diário de Cuiabá.

Um aditivo, assinado em 2012 pelo ex-governador Silval Barbosa e pelo ex-secretário de Estado de Comércio, Minas e Energia Pedro Nadaf, teria dado prejuízo de R$ 800 milhões aos cofres públicos. Os incentivos foram concedidos no Prodeic (Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso).

Em acordos de colaboração premiada fechados com a Procuradoria-Geral da República (PGR), tanto Silval quanto Nadaf narram a concessão fraudulenta de incentivos à Petrópolis. Assim como em outros casos de incentivos do Prodeic fraudados pelo grupo liderado por Silval, o processo da cervejaria nunca tramitou pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Empresarial (Cedem).

De acordo com a publicação, o 2º termo aditivo permitiu à cervejaria reduzir em 90% os impostos cobrados dela própria e também de seus distribuidores. Os produtos de Cerveja tipo Pilsen, Cerveja Lata e Chopp teriam sido abrangidos pelos descontos de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Em sua delação, Silval Barbosa afirma que recebeu R$ 2,5 milhões da cervejaria em sua campanha ao Governo do Estado, em 2010. O ex-governador conta que delegou a Pedro Nadaf a missão de articular os incentivos à Petrópolis como forma de compensação pela doação, feita por meio de caixa 2, na campanha eleitoral. O ex-secretário também confirma o recebimento e ainda afirma que os valores teriam sido repassados ao ex-secretário de Fazenda Eder Moraes para que ele mudasse sua versão em depoimentos prestados ao Ministério Público Federal (MPF) sobre esquemas da gestão Silval.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes