Principal

Governo discute metas estabelecidas na COP 21

2 minutos de leitura
Governo discute metas estabelecidas na COP 21

Possíveis investidores do programa de desenvolvimento sustentável do Estado reúnem-se nesta terça-feira (24/01) com o governador Pedro Taques (PSDB) para discutir a agenda da Estratégia PCI – Produzir, Conservar e Incluir.

O programa é um conjunto de compromissos firmado por Mato Grosso durante o Acordo Global do Clima (COP21). Tem como metas a produção, a preservação ambiental e a inclusão dos pequenos produtores em um novo modelo de desenvolvimento econômico. O encontro será realizado às 14h, no auditório Garcia Neto, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

O secretário-executivo da secretaria de Fazenda (Sefaz), Vinicius Saragiotto, explica que o objetivo do encontro é divulgar as oportunidades geradas pelo programa. Também participam da reunião representantes do Governo da Noruega e da Embaixada do país no Brasil, do Fundo de Clima Althelia, do Fundo Amazônia/BNDES, do Tropical Forest Alliance (TFA), da Carbon Trust, da Fundação Amaggi e ONGs.

Essa não é a primeira vez que entidades internacionais, nacionais e locais buscam o Governo interessadas em contribuir com a Estratégia PCI. Em junho do ano passado, o governador se reuniu com representantes do mercado internacional. Na ocasião, Taques e o diretor de Programas da Sustainable Trade Initiative (IDH), Ted van der Put, assinaram um protocolo de cooperação para o desenvolvimento sustentável. A IDH é uma rede formada por mais de 500 empresas internacionais dispostas a investir em projetos de produção e conservação.

Também no mesmo ano, Mato Grosso foi o primeiro estado a ser convidado a integrar o TFA, uma parceria público-privada fundada pelo governo dos Estados Unidos e pelo The Consumer Goods Forum, para reduzir o desmatamento associado ao fornecimento de commodities (soja, carne bovina e papel).

Comitê da Estratégia
Na quarta-feira (25/01), será realizada a primeira reunião do Comitê Estadual Executivo da Estratégia PCI e, na oportunidade, estarão reunidos mais de 30 membros do programa, entre integrantes da iniciativa privada, do terceiro setor, das entidades representativas de classe e do Governo.

A Estratégia PCI busca acompanhar o cumprimento das metas apresentadas na 21ª Conferência Global do Clima (COP 21), realizada em Paris, na França, em 2015. Na ocasião, Mato Grosso se comprometeu com o desmatamento ilegal zero até o ano de 2020. O Estado também prometeu ações para conter o aquecimento global.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes