Política

Governo deve avançar com plano de aumentar impostos, afirma Pivetta

Governador em exercício afirmou que a perda de receita que será causada pela reforma tributária precisa ser mitigada

1 minuto de leitura
Governo deve avançar com plano de aumentar impostos, afirma Pivetta
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

O governador em exercício Otaviano Pivetta disse que o estado deve avançar com a proposta de subir o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços). O novo sistema de tributos que sairá do Congresso vai reduzir a arrecadação e seria preciso criar uma reserva para mitigar o impacto.

“Infelizmente, essa reforma tributária impõe algumas necessidades. Todos os estados estão se manifestando, alguns já procederam o aumento, nós precisamos proteger o interesse do estado para o futuro. Não é da nossa vontade, não temos nenhum interesse em fazer isso, mas é necessário”, disse.

Estados do Nordeste e do Centro-Oeste estão aumentando a alíquota padrão do ICMS para criar uma espécie de poupança na transição entre os modelos tributários.

O período deve durar 10 anos. Depois desse tempo, serão cobrados o IVA (Imposto sobre Valor Agregado) e o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços).

LEIA TAMBÉM

Governo de MT deve aumentar imposto para cobrir perdas com reforma; entenda
Por que a receita de Mato Grosso vai cair com mudança proposta na reforma?

Economistas analisam que os estados têm aumentado o ICMS em 3 pontos percentuais em média. A alíquota padrão em Mato Grosso está em 17% e, pela lógica, chegaria até a 20%.

O reajuste depende da aprovação dos deputados estaduais. No fim de outubro, o então chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, disse que o governo esperava o fim da votação da reforma tributária no Senado para decidir se iria ou não mandar a mensagem para a Assembleia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
2
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes