Cuiabá

Governo de MT vai pedir ao MP para investigar “boicote” de empresas no SUS em Cuiabá

Governador Mauro Mendes disse que orientou o gabinete de intervenção a levantar as primeiras informações sobre casos

2 minutos de leitura
Governo de MT vai pedir ao MP para investigar “boicote” de empresas no SUS em Cuiabá
(Foto: Secom-MT)

O governador Mauro Mendes disse que vai pedir ao Ministério Público do Estado (MPE) para investigar as empresas prestadoras de serviços médicos no SUS (Sistema Único de Saúde) em Cuiabá. 

Ele quer que seja apurada a falta de médicos em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas. Os furos nos plantões, principalmente nos fins de semanas, teriam sido frequentes no primeiro mês da intervenção administrativa. 

“Pedi uma apuração rigorosa. Se tiver negligência da empresa, ela tem que ser penalizada; se tiver negligência dos profissionais, eles terão que ser penalizados. Orientei a equipe de intervenção a apurar preliminarmente e encaminhar ao Ministério Público [os casos], para abrir, inclusive, uma investigação”, disse. 

LEIA TAMBÉM

No fim de semana, o gabinete de intervenção notificou duas empresas. Elas eram as responsáveis por dispor médicos a UPA Verdão e Policlínica do Coxipó, no sábado e no domingo. Mas, os profissionais não compareceram. O furo causou transtorno no atendimento ao público. 

A coordenadora da UPA do Verdão, Silvia Figueiredo, registrou um boletim de ocorrência, pela falta de médicos e por um servidor da Prefeitura de Cuiabá e outros dois homens causarem tumulto na unidade. 

Na semana passada, o governador Mauro Mendes disse que empresas e profissionais da Saúde de Cuiabá estavam passando “boicote” a pacientes. Além da falta de médicos, alguns profissionais teriam dado informação errada, propositalmente, de falta de medicamento nos postos de atenção básica. 

A eventual comprovação de que as empresas e profissionais estão realmente descumprindo a prestação de serviços pode levar ao rompimento de contrato. No momento, o gabinete de intervenção deve trabalhar com os acordos assinados pela Prefeitura de Cuiabá. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
1
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
1
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes