Principal

Governo anuncia projeto de integração fluvial com 19 estações

2 minutos de leitura
Governo anuncia projeto de integração fluvial com 19 estações

Reprodução/Gcom

Modelo do projeto Grande Rio Cuiabá

Ilustração do projeto Grande Rio Cuiabá, que prevê construção de 19 estações ao longo do rio

O governo estadual planeja construir um modal de transporte no Rio Cuiabá, abrangendo a capital e Várzea Grande. O trecho de 12 quilômetros etnre a Orla do Porto e a comunidade Bonsucesso, terá 19 estações, sendo uma estação central no Porto, que fará articulação com linhas de ônibus. O projeto será desenvolvido por meio de parceria público-privada e está orçado em R$ 26 milhões.

“Queremos levar as pessoas para uma vivência com rio e, assim, despertar o olhar de zelo pelo local, que se tornará uma alternativa de transporte”, salientou a presidente da Agência Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (Agem-MT), Tânia Matos.

A ideia é melhorar não apenas a integração entre as duas cidades, mas também desenvolver o turismo ecológico, criar espaços de convivência e valorizar a população ribeirinha. O projeto “Grande Rio Cuiabá” compreende ainda a recuperação e proteção do rio e suas áreas de proteção permanente (APP’s).

Segundo o governador Pedro Taques, a concessão de uma das 19 estações poderá ficar com empresas diferentes, fomentando atividades diversas. Todas as estações possuirão elevadores e rampas para permitir o acesso de pessoas com deficiência. O projeto valoriza elementos do folclore regional, como a lenda do minhocão, e prevê reaproveitamento de água, eficiência energética e tratamento de resíduos.

 

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes