Educação

Google descobre que brasileiros preferem estudar no conforto do sofá

Modelo preferido pelos alunos é o híbrido, que mistura aulas presenciais e via Internet

2 minutos de leitura
Google descobre que brasileiros preferem estudar no conforto do sofá
(Foto: Julia M Cameron / Pexels)

Uma pesquisa superinteressante feita pelo Google em parceria com a Educa Insights mostrou que os brasileiros estão cada vez mais querendo estudar no esquema confortável de casa. Isso mesmo, o modelo híbrido, com aulas à distância (EAD) e também presenciais, está ganhando espaço no coração dos estudantes.

Olha só que curioso: cerca de 40% dos brasileiros que querem dar continuidade à educação preferem se matricular em cursos com alguma carga horária à distância. Essa moda do EAD pegou de vez depois da pandemia de covid-19, quando as instituições de ensino precisaram aderir ao formato remoto.

As pessoas gostaram tanto da experiência que agora está preferindo o modelo “o melhor dos dois mundos”, como disse a líder de Insights do segmento de Educação do Google, Thaís Melendez, em uma coletiva de imprensa.

E os números não mentem. A preferência pelo modelo presencial já dominou em 2017, com 81% das pessoas querendo estudar cara a cara com o professor. Mas desde então, a vontade de ficar em casa só aumentou. No início de 2020, antes da pandemia, a porcentagem caiu pra 60%. Já em 2021, durante a crise sanitária, o EAD tomou a dianteira com 78% de preferência.

E não é só na graduação que rola essa preferência. Os cursos livres e até idiomas estão bombando no modelo híbrido. A pesquisa mostrou que 75% dos interessados em cursos livres e também na pós-graduação estão a fim de dar aquela misturada de aulas online e presenciais. É o EAD conquistando corações por todos os níveis de estudo!

Mais gente querendo estudar

A Educa Insights estima que 6,5 milhões de pessoas têm interesse em se matricular em cursos livres, 3,9 milhões na graduação e 1,1 milhão na pós-graduação nos próximos 12 meses.

As pesquisas  na ferramenta de busca google sobre pós-graduação cresceram 13% no primeiro trimestre de 2023 comparado ao mesmo período do ano passado. Já os cursos livres tiveram um aumento de 8%, e pra graduação, 7%.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes