Um projeto de lei em trâmite na Câmara dos Deputados pode alterar a forma como as escolas públicas vêm tratando o aprendizado de crianças que estão no ensino fundamental.
De autoria da deputada Carla Zambelli (PSL-SP), o projeto proíbe a organização dessa etapa escolar em ciclos. A ideia é que escolas de todo o país voltem a adotar o sistema de séries.
“O ensino por série pressupõe que cada aluno com desempenho insatisfatório seja reprovado ao final do ano letivo”, ela explica.
“Já o ensino por ciclo tem outra perspectiva: os estudantes devem obter as habilidades e competências em um ciclo que, em geral, é mais longo do que um ano ou uma série”, completa.
O problema para a deputada é o fato de não haver repetência de ano no sistema de ciclos. A previsão é que o aluno recupere, com aulas de reforço, o conteúdo que não aprendeu em um ano anterior, no ano seguinte.
Para a deputada, “uma tentativa de camuflar o fracasso escolar e as altas taxas de reprovação”.
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Educação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
(Com Assessoria)