Fim dos ciclos?

Deputada quer a volta do sistema de séries e a reprovação de alunos no ensino fundamental

(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Um projeto de lei em trâmite na Câmara dos Deputados pode alterar a forma como as escolas públicas vêm tratando o aprendizado de crianças que estão no ensino fundamental.

De autoria da deputada Carla Zambelli (PSL-SP), o projeto proíbe a organização dessa etapa escolar em ciclos. A ideia é que escolas de todo o país voltem a adotar o sistema de séries.

“O ensino por série pressupõe que cada aluno com desempenho insatisfatório seja reprovado ao final do ano letivo”, ela explica.

“Já o ensino por ciclo tem outra perspectiva: os estudantes devem obter as habilidades e competências em um ciclo que, em geral, é mais longo do que um ano ou uma série”, completa.

O problema para a deputada é o fato de não haver repetência de ano no sistema de ciclos. A previsão é que o aluno recupere, com aulas de reforço, o conteúdo que não aprendeu em um ano anterior, no ano seguinte.

Para a deputada, “uma tentativa de camuflar o fracasso escolar e as altas taxas de reprovação”.

A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Educação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

3 COMENTÁRIOS

  1. Até que enfim uma notícia boa desse Congresso Nacional. Chega de fechar os olhos ou virar as costas pra um problema ENORME na nossa Educação, com esse sistema emburrecedor de alunos e desqualificador de Professores.

  2. A deputada Carla do psl- SP está com razão pela final da escola ciclada no Brasil. Os alunos neste ciclo não tem interesse de estudar. Eles bate de frente com os professores, fala assim, estudar pra que prof. Nos não reprova. É só nós não estoura as faltas. A escola até o nono ano para nos prof. É considerada um passeio e nos divertimos.
    Sou professor do ensino fundamental e falo com propriedade que a deputada Carla do psl está com razão. Peço à todos e todas deputados federais que vote para fim da escola ciclada…

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorProfessor é chamado de chimpanzé por ex-marido da namorada e denuncia racismo
Próximo artigoHomem espanca a namorada e a cunhada por elas negarem sexo a três

O LIVRE ADS