Eleições

“Ficha suja”, Pedro Taques tem o registro de candidatura indeferido pelo TRE

Juiz relator do processo, Jackson Coutinho disse que o ex-governador tem condenação por conduta vedada grave

1 minuto de leitura
“Ficha suja”, Pedro Taques tem o registro de candidatura indeferido pelo TRE
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) indeferiu nesta segunda-feira (26) o registro de candidatura do ex-governador Pedro Taques (Solidariedade) ao Senado. A decisão segue orientação da Procuradoria Regional Eleitoral, que afirma que o ex-governador está inelegível por condenação judicial. 

A negativa seguiu o voto do relator do processo, juiz-membro Jackson Coutinho. O magistrado justificou que a inclusão do nome de Taques na lista de reserva de situação de inelegibilidade representa a “gravidade” da “conduta vedada” executada por Pedro Taques, durante seu mandato de governador de Mato Grosso. 

Em setembro, Taques foi condenado a pagar multa de R$ 50 mil e entrou para o cadastro ASE 540, classe de agentes políticos condenados por irregularidades que passam a ter aprovação prévia de perda dos direitos políticos. 

A condenação foi deferida por supostas irregularidades na execução de serviços do programa oftalmológico Caravana da Transformação, carro-chefe da gestão Taques. 

Hoje, o advogado de defesa de Taques, Lenine Póvoas, afirmou que a inelegibilidade só seria possível caso a condenação tivesse ocorrido em colegiado e houvesse transitado em julgado, ou seja, se esgotado os recursos de contestação. 

A assessoria de imprensa de Pedro Taques afirmou que ele deverá se manifestar sobre o assunto em coletiva programada para esta tarde. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes