Negócios

Fávaro diz que próximo governo vai retomar debate sobre sustentabilidade

Senador, membro da equipe de transição, diz que clima precisa ser debatido para preservar ativos que sustentam a produção agropecuária

2 minutos de leitura
Fávaro diz que próximo governo vai retomar debate sobre sustentabilidade
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O senador Carlos Fávaro (PSD-MT), membro da equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), diz que o foco do plano de governo será recolocar questões de “sustentabilidade ambiental” de volta na pauta econômica do país. 

Segundo ele, o desenvolvimento do agro no plano do próximo governo deverá convergir para essa vertente e sem sufocá-la. Fávaro afirma que o debate sobre clima e sustentabilidade é necessário para assegurar os ativos da produção agropecuária. 

O senador diz ver um tripé do crescimento do desenvolvimento agropecuário no país, setor que Mato Grosso vem liderando nos últimos anos, clima e sustentabilidade. 

“Nós não podemos desassociar o agronegócio, a produção de alimento, da questão ambiental. Nós sabemos que é importante o pilar econômico, o resultado financeiro; mas o ambiental é fundamental, e esse é o quesito que vai voltar para a pauta do agronegócio. Nós temos grandes ativos do agronegócio, gente, máquinas de última geração, mas nenhum é mais importante do que o clima”, afirmou ele em entrevista ao Em Ponto, da Globonews, nessa sexta-feira (11). 

Fávaro diz que a ida de Lula à COP-27, realizada no Egito, é o primeiro gesto do próximo governo para “realinhar” o país às questões de “crise climática”. No evento, o governo de Mato Grosso e entidades ambientais locais devem entregar uma carta a Lula com quesitos que consideram importantes para os estados componentes da Amazônia Legal. 

A posição do governador Mauro Mendes tem sido a de defender políticas de combate e controle da ilegalidade ambiental, mas sem restrição das atividades econômicas. A maior preocupação tem sido uma eventual investida de desmatamento zero e redução da área para exploração de cultivos em propriedades privadas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes