Fato ou fake: Imagens de boletins de urnas divulgados em WhatApp são reais, afirma TRE

Relatório é referente a votação realizada em países do oriente, onde o horário de votação se encerrou

Foto: Reprodução

Se você recebeu, no celular, imagens de boletins de urnas referentes ao primeiro turno das eleições de 2018 do Brasil, e não sabe se são fato ou fake, o LIVRE responde para você. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), as imagens são reais e foram divulgadas a partir de locais de votação onde as eleições já encerraram. É o caso de países do oriente, onde já é madrugada de segunda-feira (8). Brasileiros residentes no exterior podem votar nas embaixadas e consulados autorizados.

[featured_paragraph]Segundo confirmou a assessoria de comunicação do TRE-MT, em todos os locais de votação são fixados os boletins de urna, conforme vai correndo a apuração. Por isso, os boletins são apenas referentes aos locais onde a votação já encerrou.[/featured_paragraph]

“Quando conclui a votação, em qualquer lugar, o boletim de urna é fixado em uma parede para todo mundo ver. Os fiscais dos partidos fotografam e fazem as contas deles paralelo. Então alguém fotografou, começou a mandar em grupos de WhatsApp do Brasil e por aí se alastrou”, explicou a coordenadora, Mariane Oliveira.

Conforme o TRE-MT, a concentração das informações referente a votação em outros países é feita pelo TRE do Distrito Federal. No entanto, os boletins informativos são divulgados apenas de forma presencial.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são mais de 500 mil brasileiros que estão aptos a votar em outros países para esta eleição. Até às 9h, 18 países tinham encerrado a votação, entre eles China, Japão, Índia e Austrália.

O TSE também falou sobre a divulgação dos boletins de urna. Segundo o órgão federal, os boletins são referente a seções e não sobre a totalidade de votos feita nos países. Na imagem usada pelo LIVRE, divulgada pelo TRE-MT, por exemplo, o boletim refere-se ao município de Wellington, na Austrália. Confira abaixo:

Foto: Reprodução

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBoulos vota em São Paulo acompanhado da família
Próximo artigo“Hoje é o dia maior da democracia”, diz Alckmin após votar em SP

O LIVRE ADS