Mato Grosso

Fato ou fake: Imagens de boletins de urnas divulgados em WhatApp são reais, afirma TRE

2 minutos de leitura
Fato ou fake: Imagens de boletins de urnas divulgados em WhatApp são reais, afirma TRE
Foto: Reprodução

Se você recebeu, no celular, imagens de boletins de urnas referentes ao primeiro turno das eleições de 2018 do Brasil, e não sabe se são fato ou fake, o LIVRE responde para você. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), as imagens são reais e foram divulgadas a partir de locais de votação onde as eleições já encerraram. É o caso de países do oriente, onde já é madrugada de segunda-feira (8). Brasileiros residentes no exterior podem votar nas embaixadas e consulados autorizados.

[featured_paragraph]Segundo confirmou a assessoria de comunicação do TRE-MT, em todos os locais de votação são fixados os boletins de urna, conforme vai correndo a apuração. Por isso, os boletins são apenas referentes aos locais onde a votação já encerrou.[/featured_paragraph]

“Quando conclui a votação, em qualquer lugar, o boletim de urna é fixado em uma parede para todo mundo ver. Os fiscais dos partidos fotografam e fazem as contas deles paralelo. Então alguém fotografou, começou a mandar em grupos de WhatsApp do Brasil e por aí se alastrou”, explicou a coordenadora, Mariane Oliveira.

Conforme o TRE-MT, a concentração das informações referente a votação em outros países é feita pelo TRE do Distrito Federal. No entanto, os boletins informativos são divulgados apenas de forma presencial.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são mais de 500 mil brasileiros que estão aptos a votar em outros países para esta eleição. Até às 9h, 18 países tinham encerrado a votação, entre eles China, Japão, Índia e Austrália.

O TSE também falou sobre a divulgação dos boletins de urna. Segundo o órgão federal, os boletins são referente a seções e não sobre a totalidade de votos feita nos países. Na imagem usada pelo LIVRE, divulgada pelo TRE-MT, por exemplo, o boletim refere-se ao município de Wellington, na Austrália. Confira abaixo:

Foto: Reprodução

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes