Nos últimos três dias, o município de Primavera do Leste (234 km de Cuiabá) foi palco da 3ª edição da Farm Show, que movimentou cerca de R$ 2,8 bilhões em maquinários, insumos e implementos agrícolas, de acordo com a organização do evento.

“Os números demonstram a retomada da confiança na economia por parte dos agricultores”, conforme disse ao LIVRE o idealizador da Farm Show e presidente do Sindicato Rural do município, José Nardes. Para ele, o produtor está mais confiante e voltou a investir. “Dos negócios realizados, R$ 800 milhões foram para a compra de maquinários”, comemora.

O número de participantes mais que dobrou. A feira começou com 15 mil pessoas e, até a tarde de sexta-feira, 30, já registrava mais de 40 mil visitantes. “Hoje temos uma feira que é considerada a maior vitrine tecnológica do país”, disse, pouco depois de mostrar o campo de pesquisa, uma área com 60 canteiros experimentais, cujo objetivo é demonstrar in loco produtos químicos e de adubação e as novas variedades de cultivares da região.

No último dia de evento, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, destacou que nenhum país produz tanto utilizando apenas 8% do território, como o Brasil. Também ressaltou que a qualidade dos produtos brasileiros nunca foi questionada.

[featured_paragraph] “É preciso deixar claro que o nosso sistema de certificação é rigoroso e totalmente respeitado nacional e internacionalmente. Já estamos retomando o mercado externo e vamos trabalhar até conseguirmos reconquistar a confiança na nossa carne”, declarou, referindo-se à Operação Carne Fraca, da Polícia Federal. [/featured_paragraph]

Ao lado do ministro, o governador Pedro Taques foi cobrado pelo presidente do sindicato. Na oportunidade, Nardes lembrou que esta era a primeira vez – em dois anos e três meses de mandado – que Taques visitava o município. “Mas nós entendemos, sabemos como estava o Estado quando assumiu”, disse Nardes.

Taques, no entanto, aproveitou para falar da importância dos produtores para a economia brasileira. Disse que o município é  exemplo de desenvolvimento com sustentabilidade. Também comentou o adiamento do aumento do  ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do boi em pé. “Conversamos com os produtores e entendemos a importância da manutenção da alíquota nesse momento de crise”, explicou.

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) também compareceu à feira. Com um discurso que agrada parte da classe produtora, o pré-candidato à Presidência da República lembrou era a segunda vez que participava de uma feira voltada ao agro e sustentou teses sobre os direitos dos indígenas e o agronegócio. “Ele fala o que o produtor quer ouvir”, disse Nardes. Segundo a organização do evento, oito mil pessoas acompanharam a palestra.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes