Cidades

Falta de energia: famílias ficam sem fornecimento durante recorde de calor em Cuiabá

A queda foi relatada no bairro Parque Cuiabá, entre as 22h e 2h40 da manhã, na quarta-feira. O jeito foi (tentar) dormir no chão

2 minutos de leitura
Falta de energia: famílias ficam sem fornecimento durante recorde de calor em Cuiabá
(Foto: Luiz Alves/Prefeitura)

Há dois dias, Cuiabá bateu recordes históricos de calor e registrou 44ºC, segundo a medição do Instituto de Meteorologia (Inmet). Foi a maior temperatura registrada no município desde 1910, quando começaram as aferições. E também foi o dia em que famílias que vivem no bairro Parque Cuiabá passaram cerca de quatro horas sem energia elétrica, entre 22h e 2h40 da manhã.

Quem contou como foi passar por essa “experiência” à reportagem do LIVRE foi a jornalista Daniele Danchura. Ela e a família se preparavam para dormir quando a casa ficou apenas em “meia-fase”.

“Imagina ter que dormir sem ventilador num calor de 32ºC?”, ela questiona, citando a temperatura que fazia naquele momento na Capital.

Na casa, a família já não usa ar-condicionado e tem hábitos que minimizam o impacto ambiental, mas isso não fez o sufoco ser mais tolerável. O jeito, segundo ela, foi abrir as janelas e deitar no chão da casa (o lugar mais fresco) sem se mexer.

“O jeito foi ficar parado, deitado no chão e cochilando, porque não dava para dormir”, conta.

Não bastasse a falta na quarta, o problema se repetiu na quinta-feira (1º). A família ficou sem energia por quase duas horas.

Segundo Daniele, os dois dias de interrupção no fornecimento foram informados à Energisa. A reportagem entrou em contato com a empresa, que disse que apuraria os fatos para apresentar um posicionamento.

Mais calor e nada de chuva

E o calor não deve passar. Até o domingo (4) as temperaturas máximas devem variar entre 40°C e 43°C em Cuiabá. As mínimas não devem ficar abaixo de 29ºC.

A chuva, que poderia ajudar a amenizar o calor, ainda não deve aparecer. Não há previsão de chuva regular até o dia 15 deste mês.

De acordo com o Inmet, apenas chuvas rápidas e isoladas devem ser registradas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes