Exposição em São Paulo conta história do futebol feminino

A mostra, chamada Contra-Ataque! As Mulheres do Futebol, vai até o dia 20 de outubro

Antecedendo a Copa do Mundo de Futebol Feminino, que começa na próxima semana, na França, o Museu do Futebol, em São Paulo, abriu hoje (28) uma exposição temporária que celebra as mulheres no futebol. A mostra, chamada Contra-Ataque! As Mulheres do Futebol, vai até o dia 20 de outubro.

O nome Contra-Ataque é uma referência ao momento emocionante em que uma equipe recupera a posse de bola e avança para o gol e virou uma metáfora para a exposição. Com curadoria da ex-zagueira e capitã Aline Pellegrino, da pesquisadora Aira Bonfim, da jornalista Luciane Castro e da coordenadora do Centro de Memória do Esporte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Silvana Goellner, a exposição apresenta vídeos, fotografias e objetos do acervo pessoal das atletas.

Exposição Contra-ataque! As Mulheres do Futebol, no estádio do Pacaembu.

Exposição Contra-ataque! As Mulheres do Futebol, no estádio do Pacaembu – Rovena Rosa/Agência Brasil

Há também um panorama com fatos que apresentam desde a proibição da prática do futebol pelas mulheres [no Brasil ele foi proibido de 1941 até 1979, poucos anos antes de ser regulamentado] até a oitava edição da Copa do Mundo. Esse panorama apresenta, por exemplo, medalhas que foram conquistadas pelo futebol feminino do Brasil.

Os visitantes da exposição poderão conhecer os nomes e rostos de atletas, técnicas, árbitras e jornalistas que ajudaram a construir a história da modalidade. Entre elas está a zagueira Adyragram que, nos anos 1940, protestou publicamente contra manifestações que pediam a proibição da prática de futebol pelas mulheres. O projeto expográfico da mostra é assinado por Daniela Thomas e Felipe Tassara.

A atleta Marta, única a ganhar seis títulos de melhor jogadora de futebol do mundo, é um dos destaques da exposição, junto às jogadoras Sissi, Formiga e Cristiane e da árbitra Silvia Regina. E há também um espaço interativo, com um pebolim feminino e um álbum de figurinhas gigante. Veja a galeria completa de imagens aqui.

Exposição Contra-ataque! As Mulheres do Futebol, no estádio do Pacaembu.

Exposição Contra-ataque! As Mulheres do Futebol, no estádio do Pacaembu – Rovena Rosa/Agência Brasil

Além de valorizar a história do futebol feminino, a mostra pretende também empoderar as mulheres para a prática esportiva.  “A exposição exalta esse momento, mas também narra como foi o caminho trilhado pelas mulheres para chegar até aqui. O reconhecimento de suas lutas deve ser fonte de inspiração às novas gerações”, disse  Daniela Alfonsi, Diretora de Conteúdo do Museu do Futebol.

O Brasil fará sua estreia no Mundial no dia 9 de junho. O primeiro desafio será vencer a Jamaica. Depois, a seleção feminina enfrentará a Austrália e, em seguida, a Itália.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorGoverno encaminha projeto de lei que visa obrigar o preso a custear tornozeleira
Próximo artigoJustiça determina bloqueio de R$ 128 milhões de Aécio Neves