A pandemia tem modificado a forma como comunicamos alguma coisa e também a forma como consumimos. Desde a comunicação visual de um ambiente até a comunicação online, tudo tem passado por constantes mudanças – e, não é apenas a questão epidemiológica que tem alterado a ordem do dia no que diz respeito a como as coisas são no universo digital.

Entraves políticos, propagação de fake News e alteração da leitura e segurança de dados em redes sociais tem sido pautas recorrentes – mas isso é assunto para um outro dia. Hoje vamos falar aqui sobre estratégias para um novo mundo!

Em uma recente pesquisa do Google sobre comportamento do Coronavírus e  seus impactos de Mídia, é possível perceber que 70% dos consumidores pretendiam aumentar suas compras online – o que é possível constatar por meio das constantes paralizações que ocorrem em prol dos entregadores e também dos memes que surgiram referentes a uma suposta economia que o consumidor poderia ter nesse período em casa.

Manifestações pelo próximo já dão o indicativo que as marcas, apesar de terem que atuar cada vez mais online, precisam, antes de mais nada, ter um foco nas pessoas e em como ajudar as pessoas. E como isso é possível?

O Google disponibilizou alguns princípios e ações que podem ser seguidos para atingir este objetivo:

– Orientação global, decisão local;

– Reavaliação de canais e peças criativas;

– Obtenha o criativo certo;

– Continuidade e valor;

– Usar todas as oportunidades para ajudar!

Então, o que podemos tirar disso?

Antes de mais nada, as marcas precisam ter ações que visem o próximo: parte da renda revertida para x local, produção de x produto para doação, etc. Em um momento como este é preciso ir além das vendas e perceber qual o impacto que você quer que seu negócio tenha no dia a dia das pessoas enquanto marca. Reforce seu brand e qual o relacionamento que você quer ter com o público.

O que nos leva também a verificar o que é importante para o seu público neste momento? Readequação de preços? Flexibilização de dívidas? Como você pode ajudar quem já está contigo e quem ainda vai chegar? O Nubank por exemplo tem tido ações que visam facilitar a vida dos seus usuários com um auxílio saúde, apoio emocional, transferência de datas de pagamento, alimentação, etc.

E, estamos em um período que o olhar para o próximo não se refere apenas o próximo consumidor, mas também o próximo pequenos negócios. Diante disso, muitas marcas tem lançado projetos que abraçam pequenos empreendedores e pequenos negócios para que possam se manter neste período – um dos maiores exemplos é a Magazine Luiza, que além de deixar em casa seus colaboradores e fortalecer o e-commerce, também lançou o Parceiro Magalu, uma plataforma digital que disponibiliza espaço gratuito para pequenas empresas venderem seus produtos.

É preciso readaptar o negócio para os novos tempos e entender como é possível trabalhar com um público que por muito tempo evitará sair de casa para algo além das necessidades básicas – e as vezes nem para isso, uma vez que supermercados e farmácias possuem a opção de delivery e diversos dispositivos de entrega tem oferecido até mesmo a opção de entrega “sem contato”, levando em conta uma preocupação dos usuários.

É preciso também ter um olhar para além dos grupos que podem trabalhar em casa – esse é um diferencial e tanto, uma vez que sabemos que só está em casa quem de fato pode, mas, e os demais que precisam se locomover? Como alcançá-los neste momento e como ajudá-los?

É o momento de mudar a mentalidade – e ainda dá tempo de mudar o tom caso sua empresa ainda não tenha embarcado nessa onda. Reveja pontos e mostre aos consumidores diferentes maneiras do valor real de sua marca. Isso fará a diferença não apenas para agora, mas para sua sobrevivência futura.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




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