Negócios

Estados querem revisão da lei que limita cobrança do ICMS a 17%

Proposta apresentada em nova reunião com o STF liberar os governadores a optar entre modalidades fixa e variável do imposto

1 minuto de leitura
Estados querem revisão da lei que limita cobrança do ICMS a 17%
Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) realizou, nessa sexta-feira (16), a terceira audiência da comissão que busca conciliação entre Estados e o governo federal sobre a compensação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para combustíveis, energia elétrica, comunicações e transportes coletivos. 

Na reunião, as partes aceitaram a possibilidade de enviar ao Congresso Nacional uma proposta de alteração legislativa para que os Estados possam escolher entre as modalidades fixa ou variável de alíquota do imposto.

Uma nova reunião foi marcada para 26 de setembro. 

Os trabalhos da comissão devem ir até 4 de novembro deste ano. A comissão também é composta por representantes do Senado, da Câmara dos Deputados e do Tribunal de Contas da União (TCU). 

A questão é discutida na ação em que o presidente Jair Bolsonaro defende a limitação da alíquota do tributo, nos 26 Estados e no Distrito Federal. O impasse jurídico começou após a sanção da Lei Complementar 192/2022.  

Com a lei, os Estados ficaram impedidos de cobrar mais de 17% ou 18% de ICMS sobre esses bens e serviços. 

Os governados estaduais afirmam que as leis que tratam do ICMS sobre combustíveis atrapalham a programação orçamentária. 

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes