Encontro debate a educação contemporânea por um olhar global

Programa de Escolas Associadas da UNESCO no Brasil realiza encontro nacional de escolas públicas e privadas em Ouro Preto

Em setembro, a histórica cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, será a sede de um importante palco de discussões e debates sobre a educação. Nos dias 11, 12 e 13 de setembro, ocorre o Encontro Nacional do Programa de Escolas Associadas (PEA) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O PEA é um programa da UNESCO desenvolvido e escolas de educação básica em todo o mundo, com 11 mil escolas em 182 países.

Pesquisadores, gestores e educadores de várias partes do país vão se reunir na cidade eleita Patrimônio Cultural da Humanidade para compartilhar boas práticas de formação de valores da UNESCO, como a educação para o desenvolvimento sustentável, a cultura da paz, inovação e cidadania global, e temas como o Ano Internacional das Línguas Indígenas.

O evento contará com a presença de Sabine Detzel, Coordenadora Internacional da Rede PEA-UNESCO, bem como de representantes de Argentina, Angola, Cabo Verde, Espanha, Guiné Equatorial, Japão, Paraguai, Portugal.

As várias palestras programadas terão estudiosos de relevo. Em uma delas está o filósofo, historiador e psicólogo Daniel Munduruku, escritor pertencente a etnia indígena mundurucu e Doutor em Educação pela USP, na seção “Todas as línguas do mundo”. Nesse dia, vários colégios indígenas contaram um pouco de suas vivências e experiências com a Rede PEA UNESCO.

Indo das raízes para o futuro no mesmo dia, Miguel Thopson, Diretor Executivo do Instituo Singularidades, vai falar sobre a inovação na formação dos professores para a educação no século XXI.

Outros temas interessantes serão debatidos com outros especialistas ao longo do evento, como o trabalho e a liderança, a educação criativa e a escola em tempos de fake news. Os dias do evento terão um encerramento marcante com apresentações da Orquestra Sinfônica de Ouro Preto e o Clube da Esquina, com Murilo Antunes, Telo Borges, Bárbara Barcellos e Flávio Venturini.

Myriam Tricate, coordenadora nacional da Rede PEA Unesco, explica que como  todos os eventos, este também terá marcas muito próprias. ‘’ Será um encontro  cheio de surpresas e momentos emocionantes com apresentações culturais cheias da sensibilidade mineira. Os encantos de Ouro Preto também trazem consigo desafios inerentes de logística. Assim, será nas pequenas e charmosas pousadas locais e caminhando por dentro da história que as escolas da UNESCO vão fazer um evento único nesta cidade, mundialmente conhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade’’.

Rede Global

O PEA UNESCO é uma rede global criado em 1953 e forma no Brasil uma comunidade de aprendizagem e troca de conhecimento entre escolas públicas e privadas. O Brasil possui a segunda maior Rede PEA UNESCO do mundo, com 583 escolas associadas, reunindo cerca de 550 mil alunos e 42 mil professores. Há ainda 280 escolas candidatas

O objetivo é difundir os princípios da UNESCO, como construir a cultura da paz, promover o desenvolvimento sustentável e formar gerações conscientes de seu papel como protagonistas de uma cidadania global. Para 2019, os temas de trabalho proposto para as escolas são, em especial: o Ano Internacional das Línguas Indígenas, Educação para as Mudanças Climáticas, o Ano Internacional da Tabela Periódica, patrimônio material e imaterial, a Década Nacional dos Afrodescendentes e o ano internacional da moderação.

A Rede PEA UNESCO oferece a seus membros uma oportunidade de vivenciar uma troca de experiências entre as escolas, como propostas, ideias, recursos, conhecimentos e boas práticas, em escala regional, nacional e mundial. E além disso, carrega consigo características importantes da identidade nacional: a representatividade da rica diversidade sociocultural do Brasil, com escolas indígenas, quilombolas, rurais, além de grandes escolas públicas e particulares de todo o país.

Uma vez associada, a escola se caracteriza como um laboratório de ideias para promover novas abordagens de ensino e aprendizagem baseadas nos valores e prioridades da UNESCO. Além disso, a escola abre suas portas para o mundo: as escolas associadas participam de concursos e projetos globais, com a possibilidade de agregar conhecimento a partir de uma visão internacional sobre a educação contemporânea. Em um estudo feito com gestores de escolas membros do programa, 91,2% dos entrevistados afirmam textualmente que fazer parte do programa mudou a escola para melhor.

A adesão ao programa é aberta a todas as escolas públicas ou privadas de educação básica e instituições de formação de professores. Por meio de uma inscrição online, os candidatos passam por uma avaliação pelos membros da coordenação nacional e internacional do PEA UNESCO. Para saber mais detalhes e dar início ao processo de adesão, os interessados devem acessar o site www.peaunesco.com.br e preencher o formulário disponível no portal, na aba “Como Fazer Parte”. É possível também conferir a lista de escolas associadas ao programa.

Serviço
Encontro Nacional Rede PEA UNESCO 2019: Retratos da Diversidade da Educação Brasileira

Data: 11/09, quarta-feira
Reunião de Coordenadores Regionais

Cerimônia de entrega da placa Rede PEA UNESCO para as escolas públicas e do Certificado de Adesão para as escolas associadas em 2018

Mensagem de abertura: Sabine Detzel
Apresentação: Grupo Sarandeiros, musical do Colégio Santo Agostinho, de BH

Data: 12/09, quinta-feira
Palestra: A Rede PEA UNESCO em 2019
Palestrantes: Myriam Tricate e Paulo de Camargo

Palestra: Todas as línguas do mundo
Palestrante: Daniel Munduruku

Vivências e Experiências: A Rede PEA UNESCO e a Educação Indígena: um aponte entre o passado e o futuro do Brasil
Participantes: Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha (BA), Escola Diferenciada de Educação Infantil e Ensino Fundamental Abá Tapeba (CE) e Escola Indígena Tenente Antônio João (AM).

Palestra: Inovação da formação e professores
Palestrante: Miguel Thompson

Mesa-redonda: Competências socioemocionais: o que são, o que servem, como avaliar
Participantes: Tadeu da Ponte e Alexandre Holthausen Campos

Vivências e Experiências: O mundo na palma da mão
Participantes: Alunos do colégios Guilherme Dumont Villares (SP), Pedro II (RJ) e Magno (SP)

Vivências e Experiências: Experiências de Aprendizagem com Hacking STEM
Participantes: Colégio Paraíso (SP)

Palestra: A reconstrução do patrimônio com recursos digitais (a confirmar)
Jantar de confraternização no Sesc Estalagem
Apresentação: Orquestra Sinfônica de Ouro Preto (a confirmar)

Data: 13/09, sexta-feira
Palestra: Trabalho e liderança: o século XXI chegou e isso vale para você também
Palestrante: Luciana Camargo

Vivências e experiências: Parceria com as universidades para a formação dos educadores do PEA
Participantes: Colégio Maria Auxiliadora (RS)

Vivências e Experiências: A produção de doces como patrimônio imaterial de Ouro Preto
Participantes: Escola Estadual Dom Velloso (Ouro Preto)

Vivências e Experiências: Levando a UNESCO para a comunidade
Participantes: Escola Municipal Senador José Ermírio de Moraes (PE)

Mesa-redonda: Em tempos de fake news: escola como espaço de cidadania
Participantes: Antonio Gois, Renatada Cafardo e Fábio Takahachi

Palestra: Por uma educação efetivamente criativa
Palestrante: Débora Garofalo

Vivências e Experiências: O celular na aula, um case de inovação
Participantes: Colégio Miguel de Cervantes, (SP)

Vivências e Experiências: Tecnologias para inclusão
Participantes: Colégio Poliedro (SP)

Palestra: Os territórios do brincar
Palestrante: Renata Meirelles

Apresentação: Clube da Esquina, com Murillo Antunes, Telo Borges, Bárbara Barcellos e Flávio Venturini

Transporte: o transporte aéreo oficial será de responsabilidade da LATAM, com 25% de desconto para os inscritos no evento.

Este ano, a LATAM está oferecendo, também, aos participantes do Encontro 60% de abatimento sobre a tarifa balcão para aluguel de carros na Unidas.

Cabe sempre lembrar, porém, que todos os congressistas têm a liberdade de escolher a companhia aérea de sua preferência, se tiver condições mais vantajosas ou puder usar suas milhas.

Informação para imprensa e agendamento de entrevistas
Pessoa. Agência de Relações Públicas – (31) 3235-9159

Erika Pessôa – [email protected] – (31) 99347-3993
Iaçanã Woyames – [email protected] – (31) 99226-8697
Marco Aurélio Neves – [email protected] – (31) 99589-4555
Andre Pedr’Angelo – Coordenador regional do PEA – Unesco para os Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – e-mail: [email protected]

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMedeiros contra Macron
Próximo artigoFit TV. Como os hábitos saudáveis influenciaram o criador digital