Encontro debate a educação contemporânea por um olhar global

Programa de Escolas Associadas da UNESCO no Brasil realiza encontro nacional de escolas públicas e privadas em Ouro Preto

Em setembro, a histórica cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, será a sede de um importante palco de discussões e debates sobre a educação. Nos dias 11, 12 e 13 de setembro, ocorre o Encontro Nacional do Programa de Escolas Associadas (PEA) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O PEA é um programa da UNESCO desenvolvido e escolas de educação básica em todo o mundo, com 11 mil escolas em 182 países.

Pesquisadores, gestores e educadores de várias partes do país vão se reunir na cidade eleita Patrimônio Cultural da Humanidade para compartilhar boas práticas de formação de valores da UNESCO, como a educação para o desenvolvimento sustentável, a cultura da paz, inovação e cidadania global, e temas como o Ano Internacional das Línguas Indígenas.

O evento contará com a presença de Sabine Detzel, Coordenadora Internacional da Rede PEA-UNESCO, bem como de representantes de Argentina, Angola, Cabo Verde, Espanha, Guiné Equatorial, Japão, Paraguai, Portugal.

As várias palestras programadas terão estudiosos de relevo. Em uma delas está o filósofo, historiador e psicólogo Daniel Munduruku, escritor pertencente a etnia indígena mundurucu e Doutor em Educação pela USP, na seção “Todas as línguas do mundo”. Nesse dia, vários colégios indígenas contaram um pouco de suas vivências e experiências com a Rede PEA UNESCO.

Indo das raízes para o futuro no mesmo dia, Miguel Thopson, Diretor Executivo do Instituo Singularidades, vai falar sobre a inovação na formação dos professores para a educação no século XXI.

Outros temas interessantes serão debatidos com outros especialistas ao longo do evento, como o trabalho e a liderança, a educação criativa e a escola em tempos de fake news. Os dias do evento terão um encerramento marcante com apresentações da Orquestra Sinfônica de Ouro Preto e o Clube da Esquina, com Murilo Antunes, Telo Borges, Bárbara Barcellos e Flávio Venturini.

Myriam Tricate, coordenadora nacional da Rede PEA Unesco, explica que como  todos os eventos, este também terá marcas muito próprias. ‘’ Será um encontro  cheio de surpresas e momentos emocionantes com apresentações culturais cheias da sensibilidade mineira. Os encantos de Ouro Preto também trazem consigo desafios inerentes de logística. Assim, será nas pequenas e charmosas pousadas locais e caminhando por dentro da história que as escolas da UNESCO vão fazer um evento único nesta cidade, mundialmente conhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade’’.

Rede Global

O PEA UNESCO é uma rede global criado em 1953 e forma no Brasil uma comunidade de aprendizagem e troca de conhecimento entre escolas públicas e privadas. O Brasil possui a segunda maior Rede PEA UNESCO do mundo, com 583 escolas associadas, reunindo cerca de 550 mil alunos e 42 mil professores. Há ainda 280 escolas candidatas

O objetivo é difundir os princípios da UNESCO, como construir a cultura da paz, promover o desenvolvimento sustentável e formar gerações conscientes de seu papel como protagonistas de uma cidadania global. Para 2019, os temas de trabalho proposto para as escolas são, em especial: o Ano Internacional das Línguas Indígenas, Educação para as Mudanças Climáticas, o Ano Internacional da Tabela Periódica, patrimônio material e imaterial, a Década Nacional dos Afrodescendentes e o ano internacional da moderação.

A Rede PEA UNESCO oferece a seus membros uma oportunidade de vivenciar uma troca de experiências entre as escolas, como propostas, ideias, recursos, conhecimentos e boas práticas, em escala regional, nacional e mundial. E além disso, carrega consigo características importantes da identidade nacional: a representatividade da rica diversidade sociocultural do Brasil, com escolas indígenas, quilombolas, rurais, além de grandes escolas públicas e particulares de todo o país.

Uma vez associada, a escola se caracteriza como um laboratório de ideias para promover novas abordagens de ensino e aprendizagem baseadas nos valores e prioridades da UNESCO. Além disso, a escola abre suas portas para o mundo: as escolas associadas participam de concursos e projetos globais, com a possibilidade de agregar conhecimento a partir de uma visão internacional sobre a educação contemporânea. Em um estudo feito com gestores de escolas membros do programa, 91,2% dos entrevistados afirmam textualmente que fazer parte do programa mudou a escola para melhor.

A adesão ao programa é aberta a todas as escolas públicas ou privadas de educação básica e instituições de formação de professores. Por meio de uma inscrição online, os candidatos passam por uma avaliação pelos membros da coordenação nacional e internacional do PEA UNESCO. Para saber mais detalhes e dar início ao processo de adesão, os interessados devem acessar o site www.peaunesco.com.br e preencher o formulário disponível no portal, na aba “Como Fazer Parte”. É possível também conferir a lista de escolas associadas ao programa.

Serviço
Encontro Nacional Rede PEA UNESCO 2019: Retratos da Diversidade da Educação Brasileira

Data: 11/09, quarta-feira
Reunião de Coordenadores Regionais

Cerimônia de entrega da placa Rede PEA UNESCO para as escolas públicas e do Certificado de Adesão para as escolas associadas em 2018

Mensagem de abertura: Sabine Detzel
Apresentação: Grupo Sarandeiros, musical do Colégio Santo Agostinho, de BH

Data: 12/09, quinta-feira
Palestra: A Rede PEA UNESCO em 2019
Palestrantes: Myriam Tricate e Paulo de Camargo

Palestra: Todas as línguas do mundo
Palestrante: Daniel Munduruku

Vivências e Experiências: A Rede PEA UNESCO e a Educação Indígena: um aponte entre o passado e o futuro do Brasil
Participantes: Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha (BA), Escola Diferenciada de Educação Infantil e Ensino Fundamental Abá Tapeba (CE) e Escola Indígena Tenente Antônio João (AM).

Palestra: Inovação da formação e professores
Palestrante: Miguel Thompson

Mesa-redonda: Competências socioemocionais: o que são, o que servem, como avaliar
Participantes: Tadeu da Ponte e Alexandre Holthausen Campos

Vivências e Experiências: O mundo na palma da mão
Participantes: Alunos do colégios Guilherme Dumont Villares (SP), Pedro II (RJ) e Magno (SP)

Vivências e Experiências: Experiências de Aprendizagem com Hacking STEM
Participantes: Colégio Paraíso (SP)

Palestra: A reconstrução do patrimônio com recursos digitais (a confirmar)
Jantar de confraternização no Sesc Estalagem
Apresentação: Orquestra Sinfônica de Ouro Preto (a confirmar)

Data: 13/09, sexta-feira
Palestra: Trabalho e liderança: o século XXI chegou e isso vale para você também
Palestrante: Luciana Camargo

Vivências e experiências: Parceria com as universidades para a formação dos educadores do PEA
Participantes: Colégio Maria Auxiliadora (RS)

Vivências e Experiências: A produção de doces como patrimônio imaterial de Ouro Preto
Participantes: Escola Estadual Dom Velloso (Ouro Preto)

Vivências e Experiências: Levando a UNESCO para a comunidade
Participantes: Escola Municipal Senador José Ermírio de Moraes (PE)

Mesa-redonda: Em tempos de fake news: escola como espaço de cidadania
Participantes: Antonio Gois, Renatada Cafardo e Fábio Takahachi

Palestra: Por uma educação efetivamente criativa
Palestrante: Débora Garofalo

Vivências e Experiências: O celular na aula, um case de inovação
Participantes: Colégio Miguel de Cervantes, (SP)

Vivências e Experiências: Tecnologias para inclusão
Participantes: Colégio Poliedro (SP)

Palestra: Os territórios do brincar
Palestrante: Renata Meirelles

Apresentação: Clube da Esquina, com Murillo Antunes, Telo Borges, Bárbara Barcellos e Flávio Venturini

Transporte: o transporte aéreo oficial será de responsabilidade da LATAM, com 25% de desconto para os inscritos no evento.

Este ano, a LATAM está oferecendo, também, aos participantes do Encontro 60% de abatimento sobre a tarifa balcão para aluguel de carros na Unidas.

Cabe sempre lembrar, porém, que todos os congressistas têm a liberdade de escolher a companhia aérea de sua preferência, se tiver condições mais vantajosas ou puder usar suas milhas.

Informação para imprensa e agendamento de entrevistas
Pessoa. Agência de Relações Públicas – (31) 3235-9159

Erika Pessôa – [email protected] – (31) 99347-3993
Iaçanã Woyames – [email protected] – (31) 99226-8697
Marco Aurélio Neves – [email protected] – (31) 99589-4555
Andre Pedr’Angelo – Coordenador regional do PEA – Unesco para os Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – e-mail: [email protected]

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMedeiros contra Macron
Próximo artigoFit TV. Como os hábitos saudáveis influenciaram o criador digital

O LIVRE ADS