Cuiabá

Emanuel Pinheiro diz que reforma tributária “estrangulará” os municípios

Modelo fortalece a concentração de dinheiro no governo federal

1 minuto de leitura
Emanuel Pinheiro diz que reforma tributária “estrangulará” os municípios

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro disse que a proposta de reforma tributária apresentada pela Câmara Federal ajudará a estrangular a economia das cidades.

A interpretação de Emanuel Pinheiro é que o modelo fortalece a concentração de dinheiro no governo federal, mesmo sendo a União o nível de administração mais distante da população. As cidades, que estariam na linha de frente nessa relação, permanecerão com a fatia menor de arrecadação.

“O cidadão não mora no estado, mora nos municípios, então o dinheiro precisa chegar nos municípios, junto com os problemas que mandam sempre para nós”, disse.

O prefeito associou a situação fiscal que a reforma poderá gerar às mudanças na arrecadação do ICMS, via estado, implantada no ano passado. Segundo Emanuel, a arrecadação caiu e continuará a cair

Emanuel disse que Cuiabá sentiu a mudança. E apesar da projeção de estrangulamento, nega que a Capital poderá quebrar por causa do impacto acumulado.

O prefeito disse que ainda não avaliou qual deverá ser o impacto, em termos de cifras, da reforma tributária para Cuiabá. O texto que será votado na Câmara elimina impostos municipais, como ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) e ISS (Imposto Sobre Serviços).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
1
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes