Cidades

Em nota, PTB faz apelo por filiação de conselheiro afastado

2 minutos de leitura
Em nota, PTB faz apelo por filiação de conselheiro afastado

Ednilson Aguiar/O Livre

Antonio Joaquim

Antonio Joaquim está com o seu processo de aposentadoria suspenso

O presidente do PTB em Mato Grosso, Alex Passos, emitiu uma nota com  um apelo para que o conselheiro afastado Antonio Joaquim se filie ao partido, depois de resolver as pendências em relação à sua aposentadoria, e que continue firme no plano de se candidatar a governador nas eleições deste ano. Antonio Joaquim havia divulgado a intenção de definir sobre seu futuro político até o dia 20 de fevereiro. Passos, porém, pediu que ele estenda esse prazo até abril, quando se encerra o prazo de filiação para concorrer nas próximas eleições. 

“O PTB de Mato Grosso espera que bem antes dessa mencionada data limite o processo de aposentadoria do conselheiro Antonio Joaquim já esteja encerrado”, disse o presidente. A aposentadoria dele está suspensa por decisão do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF). Enquanto não se desvincular do cargo, ele é proibido de ter filiação e atividade partidária. 

Antonio Joaquim entrou com pedido de aposentadoria do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em setembro de 2017. Dias depois, foi afastado do cargo pelo STF, com outros quatro conselheiros, na Operação Malebolge. O governador Pedro Taques (PSDB) se recusou a assinar o pedido e enviou a documentação ao STF, que suspendeu o processo de aposentadoria. O conselheiro continua tentando obter na Justiça autorização para se aposentar, e acusa o governador de perseguição, pois anunciou a intenção de se candidatar para concorrer com ele. 

O presidente do PTB afirmou que espera contar com Antonio Joaquim na campanha do grupo de oposição. Passos disse que espera contar com a “inegável liderança e capacidade de articulação política e a sua ampla e reconhecida experiência em gestão pública” de Antonio Joaquim, “no processo de definição de uma candidatura forte e representativa das forças políticas que querem resgatar a gestão do Governo de Mato Grosso do caos em que se encontra e recolocá-la em trilhos que promovam o desenvolvimento, o progresso e a paz social que o povo deste Estado almejam”. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes