Política

Em MT, governadores da Amazônia Legal alinham ações de olho na COP-30

O 25° Fórum dos Governadores foi realizado do dia 14 ao 16, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

2 minutos de leitura
Em MT, governadores da Amazônia Legal alinham ações de olho na COP-30
Mayke Toscano/Secom-MT

Os governadores dos 9 estados integrantes da Amazônia Legal assinaram uma carta de compromisso de “desenvolvimento sustentável” na região.O documento foi elaborado de olho na COP-30, conferência mundial sobre assuntos climáticos, que será realizada em 2025 no Pará.

A intenção dos governantes é usar a conferência como “palco” para a consolidação dos negócios de crédito de carbono entre o Brasil e outros países, principalmente os europeus.

“Será uma grande oportunidade para nós, governadores, inserirmos o financiamento climático no momento em que emergimos não só como a solução para o planeta, mas também comi palco de discussão, para fazer um chamamento de todos os países signatários climáticos para financiar as alternativas e soluções que a Amazônia pode estar protagonizando”, disse o governador do Pará, Helder Barbalho.

Ações alinhadas

A Carta de Cuiabá tem cinco pontos que os governadores consideraram consenso para impulsionar ações políticas de sustentabilidade.

 Os gestores disseram acreditar que a força do grupo está na soma do território brasileiro dentre eles, cerca 61%, e na população de 30 milhões de habitantes.

“A Amazônia será tratada do ponto de vista estratégico para o Brasil, em todas as suas esferas: ambiental e de desenvolvimento sustentável e humano, dando voz às pessoas que vivem nessas localidades”, diz trecho da carta.

Segundo o governador Mauro Mendes, o Fórum dos Governadores serviu para aprimorar as políticas entre os 9 estados, de maneira estratégica a garantir desenvolvimento econômico e sustentabilidade.

O refino passaria, disse ele, pela relação do Brasil com outros países. Mauro Mendes fez crítica ao presidente da França, Emannuel Macron, um dos defensores de uma lei no Parlamento Europeu, que proíbe a compra de commodities de locais com registro de desmatamento.

“Não é desmatamento ilegal, é desmatamento. O mundo tem que nos respeitar, não pode fazer uma afronta. A legislação brasileira é uma das mais restritivas. Nós temos que ter um diálogo de diplomacia conduzido pelo governo federal”, disse.

O 25° Fórum dos Governadores foi realizado do dia 14 ao 16, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, com a presença dos 9 governadores da Amazônia Legal.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes