Principal

Eleitores acordam de madrugada para enfrentar filas em postos do TRE

4 minutos de leitura
Eleitores acordam de madrugada para enfrentar filas em postos do TRE
Filas TRE

Fila no posto do Shopping 3 Américas, na manhã desta sexta-feira (26)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) adiou para o dia 30 de março o prazo para a realização da revisão do eleitorado obrigatória, com biometria. Porém, mesmo com o aumento do prazo, as filas de eleitores continuam enormes. Muitos chegam durante a madrugada para enfrentar as filas nos postos.

Diretora de uma escola municipal, M.E.F.S., 47 anos, chegou ao posto no Shopping 3 Américas às 03h30 desta sexta-feira (26), junto a outras duas professoras da escola. Elas receberam as senhas às 8h30 e só seriam atendidas a partir das 10 horas.

“Eu e mais duas professoras fomos as primeiras, então a gente achou que já seria atendida de imediato. Outras amigas foram na Casa da Cidadania hoje também e já foram embora”, disse a diretora.

Ela contou que algumas pessoas que também estão desde a madrugada na fila serão atendidas somente às 14 horas e, quem pegou a senha a partir do número 120, só às 16 horas.

Entre 300 e 400 pessoas formaram a fila que, desde as 4 horas desta sexta-feira (26), já estava em mais da metade do quarteirão do shopping, caso que também tem sido frequente em outros postos.

Max Campos

Fila TRE Goiabeiras

Fila no Goiabeiras Shopping no dia 09 de janeiro

As professoras foram liberadas pela diretora para fazer a biometria nesta sexta. Porém, elas, assim como a maioria das pessoas na fila, ainda trabalharão durante o resto do dia. Outra reclamação é o fato de não ter nenhum banheiro disponível para os eleitores, que somente às 9 horas conseguiram utilizar o da Galeria Itália, estabelecimento vizinho ao shopping.

“O pessoal na fila está dizendo que vai botar 000 na urna, porque não vai dar voto para políticos depois uma situação como essa”, afirmou a diretora.

Por meio da assessoria, o TRE afirmou que não há a necessidade de os eleitores madrugarem nas filas, visto que tanto quem chegar durante a madrugada, quanto quem chegar no início da manhã, pegará senha e será atendido.

Somente na quinta-feira (26), 2.252 eleitores foram atendidos nos cinco postos de Cuiabá. A biometria é obrigatória para as eleições de 2018 em alguns municípios de Mato Grosso, como a Capital, Várzea Grande e Sinop, e o eleitor que não a realizar terá o título suspenso.

Em 2017, o TRE fez diversas campanhas de chamamento para os eleitores. O cadastramento podia ser agendado, porém, a procura era pequena e muitas pessoas agendavam e faltavam no dia.

Atualmente, cinco postos estão disponíveis em Cuiabá: Casa da Democracia – das 8 horas às 18 horas; Goiabeiras Shopping – 10 horas às 20 horas; Shopping 3 Américas – das 10 horas às 19 horas; Ganha Tempo do CPA I – das 8 horas às 18 horas; Assembleia Legislativa – das 8 horas às 17 horas.

Já na próxima semana deverão ser abertos outros cinco novos postos: na Unimed da Barão de Melgaço, no Sesi da Avenida XV de Novembro, no Fórum de Cuiabá, na Câmara Municipal e, ainda em negociação, o Ganha Tempo do Centro.

O TRE busca novos locais para se tornarem postos. Porém, está com dificuldades de encontrar locais adequados em regiões como a do bairro Pedra 90, onde querem conseguir implementar um posto.

Para o local poder oferecer a biometria, é preciso ter uma boa conexão de internet, espaço para receber pessoas e segurança, visto que todo material é levado para o posto.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes