Negócios

Efeito coronavírus: Pecuaristas de MT pedem mais prazo para vacinar contra aftosa

Adiamento da campanha de vacinação é visto como medida de segurança para os trabalhadores que cuidam do maior rebanho do país

1 minuto de leitura
Efeito coronavírus: Pecuaristas de MT pedem mais prazo para vacinar contra aftosa
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), que representa os pecuaristas que detêm o maior rebanho do país, pediu ao Ministério da Agricultura mais prazo para a vacinação contra a febre aftosa.

A etapa de imunização de bovinos e bubalinos de todas as idades está prevista para maio em quase todos os municípios mato-grossense, exceto para os rebanhos na região do pantanal.

Mas, em razão da nova realidade imposta pela pandemia de coronavírus, a Associação solicitou a ampliação do prazo. Segundo a diretora-executiva da Acrimat, Daniella Bueno, a solicitação visa preservar a saúde dos pecuaristas que atuam em todo o estado.

“Nosso interesse é estabelecer medidas de proteção à saúde dos produtores e colaboradores, com vistas a diminuir a movimentação nas lojas agropecuárias, entre outros”, explica Daniella.

Ela lembra ainda que a quarentena exige menor concentração de trabalhadores e, consequentemente, mais tempo para a realização do trabalho.

O entendimento da Acrimat, acompanhado pela Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), é de que esta etapa da vacinação seja estendida até o dia 15 de junho.

E o prazo para a comprovação da vacinação ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) seja estendido até o dia 20 de junho.

Estados vizinhos como Góias (GO) e Mato Grosso do Sul (MS) já conseguiram dilatação de prazos autorizada pelo Mapa.

A Acrimat se coloca à disposição para divulgar as ações de proteção contra a disseminação da covid-19 aos pecuaristas, bem como todas as ações pertinentes tanto da etapa de vacinação como de sua comprovação.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes