Consumo

Economia e futebol: saiba como a Copa do Mundo impacta o consumo

Comerciantes varejistas terão a oportunidade de aumentar os seus ganhos por conta do evento

2 minutos de leitura
Economia e futebol: saiba como a Copa do Mundo impacta o consumo
Foto de Dom Le Roy no Pexels

Vem aí a Copa do Mundo, que será realizada no final do ano, no Qatar. Junto com a competição, além das esperanças de que a seleção brasileira fature mais um título, vêm também a expectativa do comércio e serviços de aumentar os lucros durante os jogos.

Segundo levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 60 milhões de pessoas pretendem fazer compras no comércio e no setor de serviços para o mundial de futebol, injetando R$ 20,3 bilhões na economia brasileira.

Além disso, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima um crescimento nominal de 7,9% em relação ao faturamento de 2014, ano em que o Brasil foi sede da Copa.

Segundo o professor de Empreendedorismo e Marketing da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Artur Motta, a Copa do Mundo é um grande evento festivo que faz com que as pessoas ampliem seu consumo, assim como durante ocasiões como as Olimpíadas, Carnaval, entre outros.

“No caso da Copa do Mundo, o evento é uma ‘paixão’ nacional e envolve uma grande mobilização popular. As pessoas decoram casas, ruas, carros e ampliam o consumo de petiscos e bebidas, reflexo da integração social nos dias de jogos. Mas há também o aumento no consumo de bens duráveis, sendo a televisão o mais icônico deles. As pessoas aproveitam a oportunidade para trocar o aparelho e obter um de maior qualidade e mais modernos”, explica o especialista.

Expectativas para economia

Esse ano haverá um fator ainda mais interessante: a Copa do Mundo começará em 20 de novembro e a famosa Black Friday será cinco dias depois, em 25 de novembro.

“Não será difícil ver os varejistas trabalhando com estratégias criativas para o período. Independente do setor, utilizando de criatividade, o empresário poderá aproveitar essa oportunidade. Comidas com temas dos países, acessórios de celular, unhas pintadas para os jogos… enfim, há grandes oportunidades”.

Setores mais beneficiados

Na opinião de Motta, vários são os setores que se beneficiam da copa do mundo. Os eletrodomésticos crescem muito, principalmente as televisões, mas podemos esperar também o crescimento das novas e modernas cervejeiras aumentando.

“Além desses, o varejo de vestuário também deve crescer. Além do evento social que já resulta em aquisições de novas roupas, haverá a venda de roupas temáticas com as cores do Brasil. Nesse sentido, os artigos de festa como fantasias, tintas, maquiagens, entre outros também devem ser beneficiados”.

(Com informações da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes