Onde ir

Diversão boa e barata: você já conhece os 8 parques de Cuiabá?

Final de semana divertido tem prática de esporte, passeio ao ar livre e até piquenique. E os parques de Cuiabá te oferecem tudo isso

8 minutos de leitura
Diversão boa e barata: você já conhece os 8 parques de Cuiabá?
(Foto: Luiz Alves)

Você conhece os parques de Cuiabá? Os espaços contam com ambientes para a prática de esportes e lazer, e são uma boa opção para passar o dia com a família ou os amigos, contemplando a natureza.

Parque das Águas

O Parque das Águas funciona das 5h às 23h, todos os dias. Para quem quer se exercitar, há uma pista de caminhada ou corrida de 1,5 mil metros. Já a ciclovia tem 1,6 mil metros com um trajeto que passa por uma cascata. E se o seu passatempo é o skate ou patins, também há um espaço para você.

Do espaço de academia ao ar livre é possível observar o grande lago do Parque das Águas. Lá, alias, é onde vive o jacaré Celso. É sempre possível ver ele dando uma voltinha. Basta manter o cuidado, nada de chegar perto do bicho!

Para quem curte vôlei ou futevôlei, peteca, as opções são as quadras de areia. Já para quem prefere só beber uma cerveja gelada e comer uns petiscos gostosos, o parque conta também com bar e restaurante.

Nos dias de muito calor, passar pelo túnel das águas e curtir a splash zone (área de jatos de água que saem do chão) ajudam a dar aquela refrescada. E já que você vai passar a tarde toda por lá, não custa espera o horário do show das Águas, que acontece às 19h, 20h e 21h, diariamente.

Dica do LIVRE: O Parque das Águas é ótimo para aquele happy hour com os amigos. Dá para bater aquela bolinha e, depois, comer um petisco enquanto assiste ao show das Águas.

Localização: Av. Herminia Torquarto da Silva – Centro Político Administrativo.

Parque Tia Nair

(Foto: Luiz Alves / Secom-Cuiabá)

O Parque Tia Nair também funciona das 5h às 23h, todos os dias da semana, e conta com pista de caminhada e ciclovia, além de um lago com mirante para contemplação. 

O espaço tem ainda um playground para as crianças. Quer fazer um passeio legal? Planeje um piquenique e até tirar um cochilo na grama.

Dica do LIVRE: Quer ver um entardecer bonito? O Tia Nair é uma opção. Você pode escolher acompanhar a chegada da noite sentado à beira do lago ou caminhando, pedalando.

Localização: Avenida Érico Prezza, bairro Jardim Itália.

Parque da Família

(Foto: Luiz Alves / Secom-Cuiabá)

É mais um parque que funciona das 5h às 23h, todos os dias. O diferencial aqui é o campo de futebol e o espaço voltado para os pets, o chamado ParCão, com brinquedos para seu cachorrinho também se divertir.

Também tem pista de caminhada, academia ao ar livre, playground e lago de contemplação.

Dica do LIVRE: O espaço é uma boa opção para uma caminhada no fim da tarde ou para jogar uma partida de futebol amador.

Localização: Av. Vereador Juliano da Costa Marques, bairro Terra Nova.

Parque da Nascente

(Foto: Luiz Alves / Secom- Cuiabá)

A estrutura não tem horário de funcionamento, pois é um ambiente aberto. O espaço segue o padrão dos demais parques, com pista de caminhada, academia ao ar livre, playground para crianças e ParCão para seu melhor amigo.

No meio do parque, ainda há uma passarela para contemplação da nascente que dá o nome ao parque.

Dica do LIVRE: O movimento no parque é mais intenso no período matutino e no começo da noite, que é quando os moradores da região aproveitam para fazer caminhada e levar os animais para o ParCão.

Localização: Av. Dr. Vicente Emílio Vuolo, no bairro Morada do Ouro

Horto Florestal Tote Garcia

(Foto: Luiz Alves / Secom-Cuiabá)

Outra alternativa para quem quer conhecer a natureza é o Horto Florestal Tote Garcia. O espaço mantém as portas abertas à visitação em horário comercial, das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.

O bosque conta com trilhas ecológicas que podem ser feitas em grupo ou individualmente. São 11 hectares de área de parque. Isso corresponde a 11 campos de futebol. Essa caminhada pode contar com a presença de um guia, que te faz uma palestra contando trechos da história da área florestal. Uma boa opção para conhecer as árvores nativas e exóticas.

O Horto é ainda um ambiente de acolhimento de vários animais como macacos, aves, lagartos, cobras, entre outros. E se você é o tipo de visitante que gosta de levar uma lembrança para casa: dá para ter até dois exemplares de mudas por pessoa. As opções são

  • Oiti,
  • Pata de Vaca,
  • Ipês de cores variadas,
  • além de árvores frutíferas como tamarindo, goiaba, jabuticaba e amora.

Dica do LIVRE: A visita ao Horto é uma boa opção para os dias de muito calor, pois o local é bem fresco e conta com uma mata bem fechada. Com muita sombra, é um bom lugar para as crianças brincarem sem problemas.

Localização: Rua Ivan Rodrigues Araés, no bairro Coxipó da Ponte. O contato administrativo ocorre via e-mail: hortoflorestal.smadess@cuiaba.mt.gov.br

Parque Mãe Bonifácia

(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Caminhar em meio às árvores passando por macacos é a realidade de quem frequenta o parque Mãe Bonifácia. O espaço fica aberto todos os dias, das 6h às 18h.

No total, são 9 km de trilhas e o frequentador pode escolher quais os caminhos seguir, os mais longos ou mais curtos.

O local conta com playground para as crianças, academia ao ar livre e também um mirante de 12 metros para contemplação da cidade. Achou demais? A estrutura conta com elevador.

Só tem um porém. A Secretaria de Meio Ambiente (Sema), responsável pela administração do parque, deixa claro que não é possível fazer piquenique no local, já que os animais não devem ser alimentados pelos visitantes.

Dica do LIVRE: O parque dá a oportunidade de começar o dia observando, do mirante, uma bela paisagem de Cuiabá. No período de férias, é também uma boa opção para levar as crianças para brincar no playground ou nas áreas verdes.

Localização: Avenida Miguel Sutil, no bairro Duque de Caxias.

Parque Massairo Okamura

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O parque Massairo Okamura é outra opção para quem gosta de caminhar contemplando a vegetação nativa do cerrado. Em suas trilhas, é possível ver os córregos passando embaixo das pontes espalhadas pelo caminho. Dentre as nascentes, está a do córrego do Barbado, que passa por 21 bairros da cidade.

O local conta ainda com passagem de água, mirante, espelho d’água e a praça “Nações Indígenas”, que é uma homenagem à memória dos povos indígenas mato-grossenses.

Dica do LIVRE: O melhor horário para frequentar o parque é o período matutino, para contemplar a beleza da vegetação ali existente.

Localização: Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), no bairro Morada do Ouro.

Parque Zé Bolo Flô

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Assim como o parque anterior, o Zé Bolo Flô é um ambiente utilizado por quem quer um local bonito para caminhar ou correr para manter a saúde física e mental.

Ali existem duas pistas para caminhadas e muitos atalhos utilizados pelos frequentadores em meio às árvores do bosque. Uma ponte, inclusive, liga o parque ao Horto. O ambiente também tem praças com aparelhos de ginástica.

As crianças também têm um espaço voltado para elas, com o playground e também outras áreas para brincadeiras.

Dica do LIVRE: Frequentar o parque durante o dia é uma boa pedida para quem quer um espaço tranquilo para caminhar sem perder a chance de ver a beleza natural da vegetação.

Localização: Rua Nova Iguaçu, 2, no bairro Coophema.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
3
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
5
Inspirado

Principais Manchetes