Política

Dilma Rousseff é eleita presidente do Banco dos Brics

Com o apoio de Lula, a ex-presidente foi eleita por unanimidade para comandar aquela que é uma das maiores instituições financeiras do mundo

2 minutos de leitura
Dilma Rousseff é eleita presidente do Banco dos Brics
(Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

A ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff foi eleita hoje (24), por unanimidade, presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), também conhecido como Banco dos Brics. A instituição é gerida pelos cinco países que formam o bloco: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e os países membros do bloco se revezam na liderança do banco. O mandato brasileiro no cargo acaba em julho de 2025.

A eleição de Dilma foi anunciada por meio de uma nota oficial do NDB: “Em 24 de março de 2023, o Conselho de Governadores do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) elegeu por unanimidade H.E. Sra. Dilma Vana Rousseff como Presidente do Banco, com vigência imediata, em total conformidade com o Contrato Social do Novo Banco de Desenvolvimento e os procedimentos de eleição do Presidente”.

Dilma assumirá o lugar do também brasileiro Marcos Troyjo, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Troyjo, que foi secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais no Ministério da Fazenda de Paulo Guedes, ocupava o cargo desde 2020.

A escolha de Dilma para liderar o NDB é vista como uma vitória para o Partido dos Trabalhadores (PT), já que a ex-presidente sofreu um impeachment em 2016. Desde então, Dilma tem sido uma voz crítica ao governo Bolsonaro e defendido políticas de desenvolvimento social e econômico que foram implementadas durante seu mandato.

Com Dilma à frente do NDB, espera-se que o banco continue a apoiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento em países em desenvolvimento, além de fomentar a cooperação entre os Brics.

A escolha da ex-presidente também pode ajudar a reforçar as relações entre o Brasil e os demais países do bloco, em um momento em que a diplomacia brasileira tem sido criticada por sua postura em questões como o meio ambiente e os direitos humanos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
2
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes