“Diga que é brasileiro…”: o futebol perdeu espaço e importância na identidade nacional?

Entre os entrevistados no Centro Oeste, só 22% acreditam que a Copa do Mundo será o evento que mais vai movimentar o país neste ano

(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Se algum dia ele já esteve lá, hoje perdeu o trono. O futebol não tem mais sido visto pelos brasileiros como um símbolo que represente a nação, em especial pelos que moram na região Centro Oeste do país. Pelo menos, é o que indica a pesquisa Febraban-Ipespe.

Realizado entre os 19 a 27 de novembro, com 3 mil pessoas nas cinco regiões do país, o levantamento fez essa pergunta: “qual o melhor símbolo para traduzir o Brasil?”.

Entre os entrevistados que moram no Centro Oeste brasileiro, 68% escolheram a natureza e, em segundo lugar, apareceu o próprio povo (31%). A dimensão continental do território foi apontada por 18% dos entrevistados e o futebol só apareceu em quarto lugar, citado por 17%.

Copa do Mundo

A pesquisa da Febraban também mostrou que a Copa do Mundo de 2022 está longe de empolgar quem mora no Centro Oeste.

Quando a pergunta foi qual tema mais irá mobilizar a população neste ano, a resposta mais citada (44% dos entrevistados a escolheram) foi as eleições.

A Copa do Mundo também perdeu para os problemas econoômicos e sociais que o país enfrenta desde o início da pandemia. Para 37% dos entrevistados, a preocupação com a economia, a inflação e o desemprego vem antes do mundial de futebol.

Problemas como fome, pobreza e desigualdade também foram mencionados por 37% do total de pessoas entrevistadas. Apenas 22% dos ouvidos pela pesquisa consideram que a Copa do Mundo será o tema que mais vai movimentar 2022.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEm busca de um lar: Cuiabá tem 30 cães disponíveis para adoção. Veja as fotos!
Próximo artigoAto contra o passaporte sanitário é realizado em Cuiabá