Principal

Deputados aprovam PEC que libera emenda a prefeitura inadimplente

2 minutos de leitura
Deputados aprovam PEC que libera emenda a prefeitura inadimplente

Ednilson Aguiar/O Livre

Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT)

Com a proposta, prefeitura inadimplente poderá receber emendas dos deputados

Por 17 votos a 2, foi aprovado nesta quarta-feira (12) um Projeto de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a exigência de certidão negativa para que municípios recebam recursos das emendas parlamentares. A votação aconteceu em segundo turno e agora o texto segue para promulgação. Com a PEC 07/2017, prefeituras poderão acessar o dinheiro destinado pela Assembleia Legislativa ainda que estejam inadimplentes.

Em 07 de junho, o projeto de autoria do deputado Zeca Viana (PDT) já havia sido aprovado em primeira votação, por unanimidade. Nesta quarta, apenas Dilmar Dal Bosco (DEM) e Jajah Neves (PSDB) votaram contra a proposta.

Anualmente, o governo tem de destinar 1% da receita corrente líquida às chamadas “emendas impositivas”, que têm sua destinação decidida pelos deputados. Metade dos recursos têm destino certo: 25% para a educação, 12% para a saúde, 6,5% para o esporte e 6,5% para a cultura. Os outros 50% são de livre escolha dos parlamentares. Com a crise financeira pela qual o Estado passa, o governo negociou o repasse de um volume menor de recursos.

Os municípios podem ser considerados inadimplentes por meio do Sistema de Gerenciamento de Convênios (SIGCon), controlado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan). A União também acompanha as contas dos municípios por meio do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC), vinculado ao Ministério da Fazenda, e do Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), administrado pelo Banco Central.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes