Variedades

Cuiabá volta a ser cenário de um longa-metragem: A Batalha de Shangri-lá em curso!

4 minutos de leitura
Cuiabá volta a ser cenário de um longa-metragem: A Batalha de Shangri-lá em curso!

O longa-metragem “A Batalha de Shangri-lá”, de Severino Neto, é mais uma produção mato-grossense de grandes dimensões que começa a ser rodada nesta semana. Elenco e profissionais do cinema já se movimentam por locações pontuais na cidade.

Nesta terça-feira (08), segundo dia de filmagens, um grande aparato foi montado na praça no bairro Jardim das Américas e nesta tarde, elenco e equipe se concentram no cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá.

Ainda que o roteirista e diretor Severino Neto já tenha assinado uma outra produção de longa-metragem – também ao lado do co-diretor Rafael Carvalho – sob o viés documental, ele considera que esta nova etapa se configure como a consolidação de um sonho.

“Tivemos que fazer algumas readequações como readequar nossa planilha orçamentária, reduzir equipe, readaptar o roteiro e filmar um projeto dessa complexidade em apenas três semanas. Mas fazer tudo isso acontecer contando com um equipamento profissional e uma equipe muito competente, sincronizada e engajada como a que eu tenho tido a oportunidade de trabalhar, é um privilégio, é uma honra. Me sinto emocionado”, declara.

O filme, que ele classificaria como um drama, gira em torno de João, um jovem executivo do agronegócio que tenta resgatar seu passado, partindo em uma grande viagem rumo ao desconhecido. Os pais adotivos do moço morrem e ao descobrir uma papelada, fica sabendo do paradeiro da mãe.  É daí que o rapaz que vive no bairro Shangri-lá, em Cuiabá, vai em busca da mãe que mora no interior de MT, em uma cidade fictícia chamada Esperança do Norte.

“Na trama o espectador vai encontrar também temas como o suspense e inspirações dos road movies. E aí, vamos revelando a aproximação dos dois. É uma história de amor, perdão, redenção. Em que ambos têm que destruir barreiras, suas próprias barreiras e as barreiras impostas pela sociedade. E há um paralelo entre o bairro que ele vive e a história do horizonte perfeito”, conta.

Quem interpreta a mãe do personagem principal é a atriz Ingra Liberato, já conhecida da TV e que encantou o público brasileiro como protagonista da novela “A história de Ana Raio e Zé Trovão”, da extinta TV Manchete. O elenco conta ainda com os atores Gustavo Machado e Maria Ceiça, além de grandes nomes das artes mato-grossenses, como Tatiana Horevicht e Luciano Bertoluzzi, dentre outros.

Luciano Bortoluzzi e Tatiana Horevicht (à direita) atuaram juntos no recém-lançado “Aquele Disco da Gal”, de Juliana Curvo e Diego Baraldi. Eles aparecem aqui em registro de bastidores, ao lado da atriz Gabriela Iaia

De acordo com a sinopse, o fio condutor é uma busca pela identidade a partir de feridas profundas deixadas por uma sociedade preconceituosa e machista e a constatação de que estas feridas podem ser superadas com ajuda e esforço extremo. “O roteiro nasceu de um incômodo pessoal que eu tenho. De contestar uma dura realidade mato-grossense. É um Estado rico, pujante, mas é ainda um lugar em que a homofobia e o machismo tem muito terreno”, declara.

Roteiro premiado

O roteiro de Severino Neto foi vencedor do Desarrollo de Proyectos Cinematográficos Iberoamericanos 2015, na Fundación Carolina, em Madri, Espanha. A vitória garantiu ao trabalho um novo tratamento, com orientação do premiado cineasta brasileiro Karim Ainouz (Madame Satã e O Abismo Prateado) e do roteirista argentino Tomàs Aragay (Truman e Do Que os Homens Falam). Posteriormente, Shangri-Lá recebeu consultoria da roteirista Patricia Oriolo.

“Por dois meses, tive a oportunidade de me aprofundar nesse processo da escrita, da técnica, de um estudo específico e ainda por cima, contando com grandes tutores do cinema mundial”.

A co-produção entre a Molera Filmes (Cuiabá) e a Moro Filmes (Curitiba) foi contemplada pela seleção de Projetos Audiovisuais, iniciativa em parceria da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Ancine e Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

A propósito, a Molera Filmes é uma empresa idealizada a partir da parceria de mais de cinco anos entre Rafael Carvalho e Severino Neto. Ambos já assinaram várias produções, como é o caso do curta documental, Composto e do documentário de longa-metragem, Sísmico. Este, a propósito, narra a trajetória do colunista de o LIVRE, Aroldo Maciel. Especialista em Estatística e Previsão de Terremotos, tornou-se uma celebridade internacional ao prever ao menos oito dos doze últimos grandes terremotos do planeta.

Ah! E detalhes da trama de A Batalha de Shangri-lá ainda permanecerão sob sigilo, é claro. Mas a gente puxa a sardinha e adianta: o LIVRE também “faz uma ponta” no filme.

Confira mais imagens das filmagens desta terça-feira. O registro é de Camila Solé:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes