Negócios

Cuiabá não terá feriados municipais e estaduais até dezembro de 2022

Prefeitura de Cuiabá vai regulamentar lei estadual para transformar feriados em dia útil, para abertura do comércio

2 minutos de leitura
Cuiabá não terá feriados municipais e estaduais até dezembro de 2022
(Foto: Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre

Os feriados municipais e estaduais serão transformados em dias úteis em Cuiabá. A Prefeitura acatou um pedido da Federação do Comércio, Turismo, Bens e Serviços de Mato Grosso (Fecomércio-MT) para regulamentar a Lei Estadual nº 11.346/2021. 

A regra vai valer para o restante de 2021 e será estendida até dezembro de 2022. Com isso, os estabelecimentos na Capital terão sete dias a mais para abrir as portas ao público nos próximos 18 meses. 

Fôlego financeiro

A acordo foi firmado em reunião na terça-feira (22) entre o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Junior, e o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).  

O empresário afirmou que os dias a mais ajudarão o comércio a mitigar o impacto das restrições impostas pela pandemia ao longo de quatro meses. Entre março do ano passado e hoje. 

Nos primeiros meses da pandemia, comércio ficou completamente fechado e as perdas ainda foram recuperadas (Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

“Além do fôlego dado para os empresários, os dias a mais de trabalho podem significar muito para patrões e empregados do comércio. Pode, ainda, impulsionar a contratação de trabalhadores e contribuir para a economia com o aumento na arrecadação de impostos”, disse. 

Feriados suspensos

Neste ano, deve ser dia útil o feriado da Consciência Negra (20 de novembro) e da padroeira de Cuiabá, Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro). A primeira data tem validade nacional, mas o feriado fica a critério dos municípios. 

Já em 2022, outros sete feriados devem ser suspensos: aniversário de Cuiabá (8 de abril); Sexta-feira Santa da Paixão de Cristo (15 de abril); Corpus Christi (16 de junho); e repetem-se as datas da Consciência Negra e de Nossa Senhora da Conceição.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes