Cuiabá não terá feriados municipais e estaduais até dezembro de 2022

Prefeitura de Cuiabá vai regulamentar lei estadual para transformar feriados em dia útil, para abertura do comércio

Ednilson Aguiar / O Livre

Os feriados municipais e estaduais serão transformados em dias úteis em Cuiabá. A Prefeitura acatou um pedido da Federação do Comércio, Turismo, Bens e Serviços de Mato Grosso (Fecomércio-MT) para regulamentar a Lei Estadual nº 11.346/2021. 

A regra vai valer para o restante de 2021 e será estendida até dezembro de 2022. Com isso, os estabelecimentos na Capital terão sete dias a mais para abrir as portas ao público nos próximos 18 meses. 

Fôlego financeiro

A acordo foi firmado em reunião na terça-feira (22) entre o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Junior, e o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).  

O empresário afirmou que os dias a mais ajudarão o comércio a mitigar o impacto das restrições impostas pela pandemia ao longo de quatro meses. Entre março do ano passado e hoje. 

Nos primeiros meses da pandemia, comércio ficou completamente fechado e as perdas ainda foram recuperadas (Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

“Além do fôlego dado para os empresários, os dias a mais de trabalho podem significar muito para patrões e empregados do comércio. Pode, ainda, impulsionar a contratação de trabalhadores e contribuir para a economia com o aumento na arrecadação de impostos”, disse. 

Feriados suspensos

Neste ano, deve ser dia útil o feriado da Consciência Negra (20 de novembro) e da padroeira de Cuiabá, Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro). A primeira data tem validade nacional, mas o feriado fica a critério dos municípios. 

Já em 2022, outros sete feriados devem ser suspensos: aniversário de Cuiabá (8 de abril); Sexta-feira Santa da Paixão de Cristo (15 de abril); Corpus Christi (16 de junho); e repetem-se as datas da Consciência Negra e de Nossa Senhora da Conceição.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorProfissão de corretor de imóvel cresce no país, em Cuiabá mercado movimenta mais de R$ 3 bilhões
Próximo artigoCilíndro de etanol explode em usina no interior de MT