Cidades

Cuiabá inicia nesta quinta vacinação de crianças contra a covid

As primeiras serão as crianças com morbidades ou com deficiência permanente, seguidas pelas crianças quilombolas

3 minutos de leitura
Cuiabá inicia nesta quinta vacinação de crianças contra a covid
(Foto: Ron Lach / Pexels)

Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou, por meio de live nesta terça-feira (18), que crianças com idade entre 5 e 11 anos começarão a ser vacinadas contra a covid-19 a partir desta quinta-feira, dia 20 de janeiro. Na data, comemora-se o aniversário de um ano da aplicação da primeira dose de vacina contra o coronavírus em Cuiabá.

Pais ou responsáveis deverão entrar no site www.vacina.cuiaba.mt.gov.br, escolher o grupo no qual a criança se encaixa e preencher os dados com atenção.

Do dia 20 ao dia 22, apenas o polo da Unic Beira Rio realizará a vacinação deste público, devido ao baixo quantitativo de doses recebidas. Foram 3.580 doses exclusivas para crianças e, conforme dados do Ministério da Saúde, a estimativa é que 60.659 crianças de 5 a 11 anos residam na Capital.

“Peço aos pais ou responsáveis por essas crianças que cadastrem-as para que elas sejam imunizadas. Pelos amor de Deus, pai, mãe, avó ou tia que cuidam das nossas crianças, eu faço um apelo, vacinem as nossas crianças”, pediu o prefeito.

Cronograma

Conforme o cronograma do Ministério da Saúde, crianças com morbidades ou com deficiência permanente devem ser os primeiros imunizados, seguidos pelas crianças quilombolas.

Posteriormente, será a vez daquelas crianças que vivem em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de covid-19, exemplo: lares com pessoas com HIV positivo, pacientes oncológicos, pacientes que realizam hemodiálise rotineiramente e pessoas imunossuprimidas.

Além disso, dó poderão ser vacinadas crianças que tenham até 11 anos completos (nascidas entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2011).

Conforme o prefeito, a partir da próxima semana, mediante a chegada de maior quantitativo de doses, os polos de vacinação Unic Beira Rio (Região Leste), USF Paiaguás (Região Norte),  USF Quilombo (Região Oeste), USF do Pedra 90 Ie II  e ainda USF Parque Cuiabá (Região Sul) aplicarão a vacina nas crianças.

Já nas zonas rurais, a USF Guia, o Programa Amor I  e Amor II atenderão essas demandas.

As crianças acamadas serão atendidas por uma equipe do Consultório na Rua.

A Prefeitura de Cuiabá divulgará o começo de cada faixa etária nos seus canais de comunicação, ou seja, site e redes sociais.

Cidade 90% imunizada

Até a última segunda-feira (17), a Prefeitura de Cuiabá aplicou mais de 400 mil primeiras doses para a população acima de 18 anos, o que corresponde a cerca de 90% da cobertura vacinal.

Já a segunda dose foi aplicada em mais de 374 mil vacinas, que correspondem a 81,5% da população acima de 18 anos.

Em relação às doses de reforço e doses adicionais (para imunossuprimidos), foram cerca de 100 mil aplicações, o que corresponde a 14,4% da população adulta.

Mais de 42 mil adolescentes de 12 a 17 anos tomaram a primeira dose, o que corresponde a 70% desse público. Com a segunda dose foram vacinadas cerca de 4.100 adolescentes, ou 31% deste grupo com o esquema vacinal completo.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes