Bem Estar

Cuiabá 40º: em tempos de calor intenso, saiba como proteger o seu pet

Doutora em Veterinária ensina como cuidar dos bichos de estimação nos dias de alta temperatura

2 minutos de leitura
Cuiabá 40º: em tempos de calor intenso, saiba como proteger o seu pet

Com as altas temperaturas, fritar ovo no asfalto tornou-se prática comum entre os cuiabanos nos vídeos publicados em redes sociais. E, se você acha que só nós, humanos, sofremos com o termômetro subindo, imagine os nossos fiéis companheiros de quatro patas.

Isso mesmo, nossos pets merecem um cuidado especial nesses dias, nos quais assumimos a liderança entre as cidades mais quentes do Brasil.

E, por conta disso, O Livre elencou uma série de cuidados a serem tomados com os pets, a partir das informações da professora e doutora Janaína Duarte, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera.

Os pets também sentem calor

A veterinária explica que a hipertermia e as queimaduras nas patas são os maiores problemas para nossos peludos nesta época do ano. “Assim como as pessoas, os pets têm reações às mudanças climáticas e precisam de cuidados especiais para manter o bem-estar”.

Cães e gatos não têm muitas glândulas sudoríparas espalhadas pelo corpo, e a maioria delas está nas patinhas. Eles não suam como nós, humanos, então o jeito deles de lidar com o calor é pela respiração ofegante. Para os gatos, uma boa lambida ajuda a manter a temperatura sob controle.

Sinais de alerta

A hipertermia, ou superaquecimento, é algo sério. Nossos amigos peludos podem sofrer com vômitos, paradas cardíacas e, nos casos mais graves, correm até risco de morte. Fiquem atentos aos primeiros sinais: ofegação constante, babação em excesso, coração batendo mais rápido que o coelho da Páscoa, pele pegando fogo, entre outros.

Dicas quentes para cães e gatos frescos

A veterinária compartilhou algumas dicas quentes para manter nossos pets frescos:

  • Hidratação: água fresca e limpa, sempre à disposição. Troque a água dos potes regularmente e jogue umas pedrinhas de gelo para um toque refrescante.
  • Passeio: evite os horários mais quentes do dia. Antes das 10h ou depois das 16h é o ideal. E cuidado com o chão quente, teste com as mãos!
  • Banho: reforce a rotina de banhos para evitar sujeira e parasitas. Lave pelo menos uma vez por semana, mas não molhe as orelhinhas!
  • Tosa: pense bem antes de tosar cães de pelos longos. A pelugem ajuda a regular a temperatura. Escovar é a chave!
  • Abrigo: sombra e ventilação são essenciais. Ventiladores e ar-condicionado (sem direcionar para o rosto deles) ajudam nos momentos de calor extremo.
  • Alimento Gelado: ofereça frutas geladas (sem açúcar) como petisco refrescante. Laranja, mamão, melão e outros são opções. Mas atenção, não substitua as refeições

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes