Variedades

Cuiabá 300 anos: de espetáculo a oficinas, Flor Ribeirinha é destaque no 3 Américas

3 minutos de leitura
Cuiabá 300 anos: de espetáculo a oficinas, Flor Ribeirinha é destaque no 3 Américas

O Flor Ribeirinha é grande destaque de uma programação pensada especialmente para celebrar o aniversário de Cuiabá. Idealizada em conjunto com a direção do Shopping Três Américas, segue até o dia 4 de maio. E além de espetáculos e uma exposição que retrata a trajetória de sucesso do grupo, contemplará o público com oficinas que fazem com que a plateia não seja apenas espectadora, mas protagonista, caso da que vai ensinar a dançar o siriri.

A cerimônia de abertura vai ser neste sábado (30), às 10h, na Passarela do shopping. Ao mesmo tempo, será lançada a exposição “Janelas de Cuiabá”, com fotografias, figurinos, instrumentos musicais e peças do artesanato e da religiosidade do povo cuiabano, diretamente atreladas à história do grupo. A exposição segue até o dia 4 de maio, no horário de funcionamento do shopping, das 10h às 22h.

É no período da tarde do sábado (30), que o público poderá aprender passos básicos. Das 15h às 17h40, o Flor Ribeirinha realiza a oficina gratuita “Dançando o Siriri”, na Praça de Alimentação do 3 Américas. A aula será embalada pelo cururu, com viola de cocho, tamborí e ganzá. A segunda edição da oficina está marcada para o dia 28 de abril.

No domingo, dia 31, o Grupo Flor Ribeirinha apresenta o espetáculo “Sempre em Flor”, também na Praça de alimentação do mall, a partir das 16h, com estrutura completa e em grande estilo. Durante as comemorações, o grupo se apresenta ainda nos dias 7 e 14 de abril, sempre às 16h.

Programação

No sábado (06.04), às 16h30, o público irá conhecer toda a arte e a magia da confecção da Viola de Cocho cuiabana, em uma oficina contemplativa ao som da música tradicional da região tocada por músicos do Flor Ribeirinha. Quem não puder ir, terá uma nova oportunidade na 2ª edição da oficina, no dia 27 de abril.

Já no aniversário de Cuiabá, dia 8 de abril, é a vez do Semente Ribeirinha fazer uma bela apresentação. O grupo é formado por crianças de 6 a 12 anos que participam do projeto da Associação Cultural para resgate e manutenção das tradições cuiabanas. Na mesma semana, dia 13 de abril, a cerâmica cuiabana é tema da oficina gratuita “Mão na Massa”, com duas turmas, a partir das 15h, no térreo do shopping.

E neste ano, a Páscoa do 3 Américas será bem diferente. No dia 20, sábado, as crianças poderão participar gratuitamente da “Oficina de Biscuit de Páscoa” e criar com suas próprias mãos lembrancinhas personalizadas com temas cuiabanos. A atividade terá início às 15h, com duas turmas. No domingo de Páscoa, 21 de abril, o grupo Semente Ribeirinha volta a se apresentar na Praça de Alimentação.

A programação alusiva ao aniversário de 300 anos da capital mato-grossense encerra no dia 4 de maio, às 16h, com uma grande apresentação do Grupo Flor Ribeirinha.

Flor Ribeirinha

A Associação Cultural Flor Ribeirinha trabalha há mais de 25 anos no resgate, manutenção, proteção e difusão da cultura popular, sobretudo o siriri e cururu, bem como outras formas de expressão da cultura regional. Em 2017 o grupo venceu o Festival Internacional de Arte e Cultura, realizado em Istambul, na Turquia, com o espetáculo “Mato Grosso Dançando o Brasil” e levou para todo o mundo a beleza da cultura cuiabana.

Confira a programação completa:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes