Principal

Criador da SP Fashion Week visita lavoura de algodão em MT: “inesquecível”

2 minutos de leitura
Criador da SP Fashion Week visita lavoura de algodão em MT: “inesquecível”

Lucas Ninno

paulo borges algodão mt

 

O criador e diretor criativo da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, visitou as lavouras de algodão de Mato Grosso e se encantou com o cenário que viu. “É de chorar, inesquecível”, escreveu, em um post no Instagram depois da viagem ao município de Campo Verde (a 139 km de Cuiabá) a convite das associações estadual e nacional dos produtores de algodão (Ampa e Abrapa).

Paulo relatou que já havia visitado fábricas, tecelagens, malharias nos seus 30 anos de trabalho com moda, mas faltava realizar o sonho de conferir de perto a colheita e beneficiamento do algodão. “Ver a natureza grandiosa dar o primeiro grande passo para todo esse processo que gera milhares de empregos e milhões na economia brasileira é de chorar de tão lindo e inesquecível”, afirmou.

O criativo também é um dos destaques do movimento Sou de Algodão, iniciativa da Abrapa para o fomento ao consumo da fibra no mercado interno. A estratégia envolve a conscientização do consumidor e dos profissionais ligados à indústria da moda para os atributos positivos da matéria-prima. “A ideia é despertar o desejo do público para que ele conheça e valorize os atributos do algodão”, explicou.

Além da lavoura de algodão, ele visitou um laboratório de classificação de fibra, uma indústria de fiação e uma usina de beneficiamento em Campo Verde (100 km de Cuiabá), onde registrou em fotos e vídeos o descaroçamento da fibra e a transformação da pluma em fio, primeiras etapas do processo de beneficiamento do algodão. “Tenho prazer em ver cada etapa desse processo”, disse Borges.

O empresário acompanhou a programação da Missão Compradores da Ampa. “Sempre tive curiosidade de conhecer o algodão na terra, por isso fiz questão de encaixar este evento na minha agenda maluca”, explicou. Ao lado do presidente da Abrapa, Arlindo Moura, e de dirigentes da Associação, participou de debate sobre a fibra durante o XVI Anea Cotton Dinner. O evento contou com outros 14 representantes de indústrias da China, Bangladesh, Paquistão, Turquia, Coreia do Sul e Peru, e representantes de tradings entre elas a Louis Dreyfus e Cargill.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes