Covid: metade das cidades do país está com 90% dos leitos de UTI ocupados

Ao mesmo tempo, 1.043 cidades não registraram nenhuma morte por covid-19 nesta semana

(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Metade dos municípios brasileiros está com ocupação de leitos de UTI gerais e destinados à covid-19 acima dos 90%. É o que aponta a 14ª pesquisa realizada semanalmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Desse total, 31% das cidades estão com ocupação acima de 95%. O levantamento ocorreu entre os dias 21 e 24 de junho, e ouviu 2.747 gestores municipais, ou seja, 49% dos 5.568.

Sobre as internações em UTIs, a situação mais crítica se apresenta no Sul e no Sudeste.  Mato Grosso do Sul, no entanto, é o Estado que apresenta maior percentual de municípios com ocupação acima de 95%.

Vacinação

A pesquisa também mostra que 94% dos municípios iniciaram a vacinação por faixa etária de pessoas abaixo dos 60 anos e sem comorbidades. Na semana passada, esse percentual era de 80%.

A faixa etária que mais tem sido vacinada é a dos 50 a 55 anos. Cerca de 40% dos municípios estão nela. O segundo maior percentual é de pessoas entre 45 e 49 anos (28%).

O andamento da vacinação de profissionais da educação também fez parte desta edição da pesquisa. Segundo 20% dos gestores, 100% desse público já recebeu pelo menos uma dose da vacina.

Já em 45% das cidades, a vacinação já teve início, mas menos de 30% dos profissionais foram imunizados. Apenas 1% informou que a vacinação está prevista, mas ainda não começou.

Novos casos

Em relação ao número de novos casos de covid-19, 28% dos gestores apontaram aumento nesta semana; 39% afirmaram que se manteve estável; 30% citaram queda.

Em 2% das cidades – um total de 62 municípios – não houve novos casos confirmados.

Quanto aos óbitos causados pela doença, 1.043 municípios (38%) afirmaram não ter ocorrido nenhum caso. Já 20% apontaram aumento; 29% estabilidade; e 12% queda.

Medidas restritivas de circulação de pessoas ou de atividades econômicas se mantêm em 76% das cidades.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anterior“Tornaram o Lula elegível para quê? Para elegê-lo na fraude”, diz Bolsonaro
Próximo artigoCovid: diário da vacina #27