Cidades

Corredores relatam medo e pedem policiamento no Parque Mãe Bonifácia

Nesta semana o vereador sargento Vidal sofreu uma tentativa de latrocínio no local

4 minutos de leitura
Corredores relatam medo e pedem policiamento no Parque Mãe Bonifácia
(Foto: Arquivo pessoal)

Há pelo menos 14 anos a professora de educação física Veridiana Ferraz Soares, de 37 anos, dá treinos para um grupo de corrida no Parque Mãe Bonifácia entre as 5h30 e as 7h30. Ao LIVRE, ela contou que o parque sempre teve policiamento, mas após o fechamento durante a pandemia, quando o parque foi reaberto, as rondas da Polícia Militar não retornaram.

“Depois que o parque reabriu a segurança tem se mostrado mais ausente, antes da pandemia tinha policiais de moto que faziam rondas no parque e depois da reabertura sumiram”, contou Veridiana.

Na última quarta-feira (9), o vereador sargento Vidal sofreu uma tentativa de latrocínio no parque e divulgou em seu perfil no Instagram, o que aumentou o medo dos frequentadores do local.

“A gente tem treinos todas terças e quintas-feiras. Com esse vídeo do sargento Vidal ontem, hoje [quinta-feira] já teve gente que não foi treinar cedo. Mesmo que a gente se reúna e saia em grupo, o que dificulta esse tipo de situação acontecer, ainda assim, as pessoas, principalmente as meninas, ficaram com medo disso acontecer e não foram treinar”, disse a professora.

(Foto: arquivo pessoal)

Veridiana contou, porém, que o policial não foi a primeira vítima.

“Finalzinho do ano, em dezembro, uma das nossas alunas comentou que a amiga da mãe dela, que mora nas redondezas do parque e todos os dias caminha entre 7h30/8 horas, que é um horário mais morto, porque o fluxo de pessoas é mais cedo, uma pessoa abordou ela naquela reta que tem a estátua e cometeu um assalto”, relatou Veridiana.

O pedido da professora e de seus alunos é que as rondas policiais voltem, para que, assim, todos os frequentadores do parque consigam sentir segurança em estar no local.

“Porque de nada adianta ter um parque maravilhoso desse para praticar atividade física e não poder usar por medo. Principalmente as pessoas mais idosas e mulheres”, clamou.

O que dizem a PM e a Sema?

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) afirmou que é inverídica a afirmação de que não há seguranças realizando as rondas no Parque. A Pasta garantiu que há uma empresa terceirizada de segurança, a qual tem, diariamente, dois vigilantes para rondas com moto por toda a Unidade de Conservação, e mais dois vigilantes em postos, para coibir qualquer ilícito.

A Secretaria destacou que conta com a colaboração do 10º Batalhão de Polícia com policiamento do local.

Por meio de nota, o 10 º Batalhão da PM informa que diariamente realiza policiamento, por meio de rondas ostensivas pontuais na região do Parque Mãe Bonifácia, na Capital. Infelizmente, no momento dos fatos narrados pelas vítimas, a equipe estava em outro ponto da área de policiamento; quando foi comunicada sobre os crimes; de imediato, os policiais realizaram buscas, mas até o momento os suspeitos não foram identificados e nem localizados.

Confira o texto na íntegra.

“A Polícia Militar por meio do 10 º Batalhão informa que diariamente realiza policiamento, por meio de rondas ostensivas pontuais na região do Parque Mãe Bonifácia, na Capital. Infelizmente, no momento dos fatos narrados pelas vítimas, a equipe estava em outro ponto da área de policiamento; quando foi comunicada sobre os crimes; de imediato, os policiais realizaram buscas, mas até o momento os suspeitos não foram identificados e nem localizados.

O comandante do 1º Comando Regional de Cuiabá, coronel José Nildo de Oliveira informa ainda que já determinou a intensificação do policiamento no local, principalmente nos horários de maior movimentação no local; reforçando ainda mais o trabalho desenvolvido pela Empresa Privada que presta segurança ao Parque Mãe Bonifácia. O CR1 ressalta ainda a importância do registro de boletim de ocorrência para atuar de forma intensificada através do policiamento ostensivo.”

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes